Você sabia que é possível estudar a distância, gratuitamente, por meio de uma iniciativa do Senado? Pois é, pelo menos 150 mil pessoas estão matriculadas atualmente nos cursos do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), que responde pela política de capacitação do órgão federal.

Qualquer cidadão pode participar dos treinamentos. Os temas são variados e abordam questões referentes ao Poder Legislativo, orçamento, administração pública e política. De acordo com dados publicados na página oficial do Senado, aproximadamente 600 mil alunos passaram pela plataforma digital saberes desde 2014.

Conforme as estatísticas da Pasta, em 2014, dos 160 mil inscritos nos cursos a distância, 69.289 receberam certificados. No ano passado, aproximadamente 80 mil certificados foram emitidos. Entre os cursos ofertados, estão com inscrições abertas, entre outros, os cursos de Ética e Administração Pública, com duração de 60 dias e carga horária de 40 horas/ aula, e Conhecendo o Acordo Ortográfico, com 20 horas/ aula e prazo de conclusão de 60 dias. Para se matricular nos cursos, basta acessar o endereço eletrônico da plataforma saberes.