Está em construção em Senador Canedo a maior vala sanitária já feita na história da cidade. Com um volume total de 100.000 m³, ela comportará todos os resíduos sólidos urbanos do município. A vala é a sétima do aterro sanitário municipal, que já conta com cinco valas encerradas e uma em operação, mas já chegando a sua capacidade máxima. Assista à entrevista com a secretária Patrícia Rodrigues a seguir

”Temos uma preocupação de não lançar o chorume desse lixo recolhido no lençol freático, para que não venha a contaminar as nossas nascentes e afluentes. É feito todo um controle com engenheiros, com forração, drenos, para que os gases sejam direcionados e não tenham problema algum, para que não haja insetos ou coisas que possam incomodar a vizinhança ao redor”, explica a secretária de Infraestrutura de Senador Canedo, Patrícia Rodrigues, em entrevista à Sagres TV.

De acordo com a secretária, em Senador Canedo são recolhidas 3 mil toneladas de lixo doméstico por mês, além de outras 12 mil toneladas de resíduos chamados de ”diversos”, como o que é descartado pela construção civil, por exemplo.

O aterro sanitário municipal, inaugurado em 2008, foi construído para sanar a degradação ambiental gerada pelo antigo lixão, que era localizado às margens da GO-403, na Vila Galvão. 

Foto: Prefeitura de Senador Canedo/Seinfra