Prefeitura de Senador Canedo (Foto: Reprodução)
A Prefeitura de Senador Canedo determinou o adiamento de diversos eventos e atividades, para conter a transmissão do novo coronavírus. A decisão foi tomada após as recomendações do Governo do Estado de Goiás, publicadas na última sexta-feira (13). Diversas atividades, principalmente com idosos e crianças, serão interrompidas até a regularização da pandemia.
A primeira iniciativa para conter o avanço do vírus foi a pausa de 15 dias das escolas municipais, iniciada na última segunda-feira (16). A ação, em caráter de emergência, diminui a quantidade de crianças expostas ao vírus. Após o tempo estabelecido pelo Governo do Estado de Goiás, a situação será avaliada, podendo voltar à normalidade, ou estender a quarentena.
O prefeito Divino Lemes afirma que a administração municipal está tomando todas as medidas necessárias para proteger a população. “Diminuir as aglomerações é a melhor forma de evitar a disseminação do vírus, que é tão fácil e rápido de ser contraído. Devemos seguir todas as orientações para que o município não faça parte das estatísticas da doença. Muitos serviços não podem parar, mas é de extrema importância a consciência de todos”, explica.
Atividades alteradas
Na última terça-feira (17), o Restaurante Municipal Popular, começou a servir somente marmitas, evitando grande número de pessoas aglomeradas no espaço. Localizado em frente à Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora, no Jardim Todos os Santos, o restaurante é responsável por servir mais de mil refeições por dia. O cardápio é variado e elaborado semanalmente, com base no Programa de Alimentação do Trabalhador, do Ministério do Trabalho e Emprego, e supervisionado por nutricionista, que avalia desde a compra, armazenamento e cocção dos alimentos.
O Cidadania nos Bairros, evento que ocorre às sextas-feiras em diversos pontos da cidade, terá uma pausa na programação, devido à quantidade de pessoas que participam da ação. O projeto é responsável por levar à população atendimentos de assistência social – como bolsa família, habitação, CRAS, CREAS, corte de cabelo e escova -, doação de mudas, consultas de IPTU, requerimentos da Sanesc, consultas médicas com diversas especialidades, consulta odontológica, auriculoterapia, teste rápido de HIV, Hepatites B, C e Sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia.
O cronograma de ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e as aulas de hidroginástica para os idosos, realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, também, foram paralisados, principalmente as direcionadas aos idosos. Por fazem parte do grupo de risco, a recomendação é que os idosos evitem o máximo possível o contato com outras pessoas. O SCFV é um programa que beneficia crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade. Dentro do projeto estão incluídas atividades socioeducativas, palestras, cursos extracurriculares, passeios e o forró para os idosos.
As aulas da Iniciação Esportiva, ministradas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, também, foram suspensas. O projeto, que trabalha com crianças e adultos, oferece aulas em diversas modalidades, como natação, hidroginástica, karatê, jiu-jitsu, futsal, futebol, muay thai, kickboxing, zumba, pilates, entre outros.
Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença