No último sábado (5), o Vila Nova encerrou a primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C. Terceiro colocado no seu grupo, que envolveu clubes do norte e nordeste, o time colorado avançou para a segunda fase com 31 pontos em 18 jogos, sendo oito vitórias, sete empates e três derrotas, além de 20 gols marcados (pior ataque entre os classificados) e 11 gols sofridos (segunda melhor defesa do torneio).

No início desta semana, também depois da decisão da diretoria em seguir mandando os jogos da equipe principal no estádio Olímpico, depois da vitória sobre a Jacuipense, a equipe comandada por Bolívar conheceu mais detalhes sobre os seus próximos adversários. Na segunda fase, o Vila Nova enfrentará Ituano (SP), Santa Cruz (PE) e Brusque (SC).

O primeiro compromisso dos vilanovenses acontece nesta segunda-feira (14), às 20h, diante do Ituano, em Goiânia, em confronto válido pela 1ª rodada do Grupo C, um dos dois quadrangulares do torneio, que misturam os times classificados dos grupos A e B da fase inicial. Confira mais abaixo a tabela colorada com mais detalhes.

O Sagres Online preparou um material especial a respeito dos adversários do Vila Nova na próxima fase, que será decisivo para definir os promovidos para a Série B de 2021.

Leia também

Brusque

Esta é a segunda experiência do Brusque na Série C, depois que conquistou o título da Série D em 2019 e conseguiu o acesso pela primeira vez. Jovem, tem apenas 33 anos de existência e surgiu através de uma fusão entre dois clubes da cidade, o Clube Atlético Carlos Renaux e o Clube Esportivo Paysandu, o que fez herdar uma vaga na terceira divisão na sua primeira temporada, em 1988.

Campeão da Copa Santa Catarina no último ano, iniciou esta temporada com o título da Recopa Catarinense, sobre o Avaí, este vencedor do campeonato. No estadual de 2020, chegou até a final, porém acabou derrotado pela Chapecoense. Já na Copa do Brasil, eliminou Sport, Remo e Brasil de Pelotas, até cair para o Ceará na quarta fase.

Empolgado pela boa campanha nacional, o Brusque iniciou a Série C de forma avassaladora. Nos primeiros 11 jogos, foram oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota – a melhor campanha do torneio, até então. Por outro lado, o sucesso desandou nos sete jogos seguintes. Sem vencer desde 18 de outubro, empatou três e perdeu outras quatro partidas, incluindo uma goleada de 8 a 1, sofrida contra o Volta Redonda.

Apesar da queda, o time assegurou a classificação na quarta posição do Grupo B, com 29 pontos em 18 jogos, sendo oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas, com 23 gols marcados e 26 gols sofridos (a pior defesa entre os classificados). Como mandante, somou 20 pontos, com seis vitórias, dois empates e uma derrota. Fora de casa, foram nove pontos, com duas vitórias, três empates e quatro derrotas.

Detalhes do time

Time-base: Ruan Carneiro (Zé Carlos); Edílson, Ianson, Éverton Alemão e Airton; Zé Mateus e Rodolfo Potiguar; Maurício Garcez, Thiago Alagoano e Marco Antônio; Marcus Índio (Jefferson Renan). Treinador: Jerson Testoni

A equipe é comandada por Jerson Testoni, que teve uma breve carreira como jogador na década passada, sempre em clubes da região, conhecido como Jersinho, e que integra a comissão técnica há três anos. Com um grupo de jogadores sem grande experiência na Série C, o Brusque teve que conviver ainda com a perda de atletas durante a competição.

Peças importantes na formação do ‘Bruscão’, os atacantes Geovane Itinga e Alex Sandro não fazem mais parte do elenco e foram ausências sentidas nas últimas partidas. Enquanto o primeiro foi contratado pelo Figueirense, o segundo não teve o seu vínculo renovado no final de novembro, rumo ao futebol asiático.

O goleiro Ruan Carneiro é o único com passagem no futebol goiano, tendo defendido o próprio Vila Nova, entre 2011 e 2012. Entre os destaques do time estão os atacantes Thiago Alagoano, camisa 10 e artilheiro do time com sete gols, e Maurício Garcez, além do lateral-direito Edílson.

Campeonato Brasileiro da Série C – Segunda fase (Grupo C)

Vila Nova x Ituano – 1ª rodada
Data e horário: 14 de dezembro de 2020 (segunda-feira), às 20h
Local: estádio Olímpico, em Goiânia (GO)

Santa Cruz x Vila Nova – 2ª rodada
Data e horário: 19 de dezembro de 2020 (sábado), às 17h
Local: estádio do Arruda, em Recife (PE)

Brusque x Vila Nova – 3ª rodada
Data e horário: 26 de dezembro de 2020 (sábado), às 21h
Local: estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC)

Vila Nova x Brusque – 4ª rodada
Data e horário: 2 de janeiro de 2021 (sábado), às 17h
Local: estádio Olímpico, em Goiânia (GO)

Vila Nova x Santa Cruz – 5ª rodada
Data e horário: 9 de janeiro de 2021 (sábado), às 17h
Local: estádio Olímpico, em Goiânia (GO)

Ituano x Vila Nova – 6ª rodada
Data e horário: 17 de janeiro de 2021 (domingo), às 18h
Local: estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)