No último sábado (5), o Vila Nova encerrou a primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C. Terceiro colocado no seu grupo, que envolveu clubes do norte e nordeste, o time colorado avançou para a segunda fase com 31 pontos em 18 jogos, sendo oito vitórias, sete empates e três derrotas, além de 20 gols marcados (pior ataque entre os classificados) e 11 gols sofridos (segunda melhor defesa do torneio).

No início desta semana, também depois da decisão da diretoria em seguir mandando os jogos da equipe principal no estádio Olímpico, depois da vitória sobre a Jacuipense, a equipe comandada por Bolívar conheceu mais detalhes sobre os seus próximos adversários. Na segunda fase, o Vila Nova enfrentará Ituano (SP), Santa Cruz (PE) e Brusque (SC).

O primeiro compromisso dos vilanovenses acontece nesta segunda-feira (14), às 20h, diante do Ituano, em Goiânia, em confronto válido pela 1ª rodada do Grupo C, um dos dois quadrangulares do torneio, que misturam os times classificados dos grupos A e B da fase inicial. Confira mais abaixo a tabela colorada com mais detalhes.

O Sagres Online preparou um material especial a respeito dos adversários do Vila Nova na próxima fase, que será decisivo para definir os promovidos para a Série B de 2021.

Leia também

Ituano

Longe da Série B desde 2007, o Ituano tem histórico de campeão na Série C, título que conquistou em 2003 e permaneceu na segunda divisão por quatro temporadas. De volta ao terceiro escalão do futebol brasileiro nesta temporada, o clube de Itu, no interior de São Paulo, foi semifinalista da última Série D, quando caiu nas semifinais para os Brusque, conquistando o retorno depois de 11 anos.

Na primeira parte da temporada, o ‘Galo Rubro-Negro’ não teve sucesso no Campeonato Paulista. Último colocado no Grupo C, com São Paulo, Mirassol e Inter de Limeira, terminou a primeira fase com 14 pontos em 12 jogos. Classificado para o Troféu do Interior, caiu nas quartas de final para o Guarani, em derrota nas cobranças de pênaltis.

Já na Série C, o time teve um desempenho irregular no primeiro turno, com muitos empates. Nos nove jogos iniciais, foram quatro, com duas vitórias e três derrotas. A chave virou a partir do returno, com seis vitórias, um empate e duas derrotas. Os seis triunfos recentes dos paulistas, inclusive, foram nos últimos oito jogos.

No Grupo B, foi o segundo colocado, com 29 pontos em 18 jogos, sendo oito vitórias, cinco empates e cinco derrotas, com 28 gols marcados (terceiro melhor ataque entre os classificados) e 20 gols sofridos (segunda pior defesa entre os classificados). Como mandante, somou 16 pontos, com quatro vitórias, quatro empates e uma derrota. Fora de casa, foram 13 pontos, com quatro vitórias, um empate e quatro derrotas.

Detalhes do time

Time-base: Pegorari; Léo Duarte, Mateus, Suéliton e Breno Lopes; Paulinho Dias, Fillipe Soutto; Marquinho, Guilherme e Mateus Criciúma (Kadu); Gabriel Taliari. Treinador: Vinícius Bergantin

A equipe rubro-negra é comandada pelo jovem Vinícius Bergantin, de 40 anos, revelado pelo clube como jogador e treinador. Dentro dos campos, atuou como zagueiro entre os anos de 2000 e 2011. Fora das quatro linhas, desde 2016 faz parte da comissão técnica do Ituano e está no comando da equipe principal nas últimas três épocas.

No atual elenco, entre velhos conhecidos para os colorados estão os atacantes Bruno Mota e Mateus Criciúma, que passaram pelo Onésio Brasileiro Alvarenga em 2019, além do lateral-esquerdo Breno Lopes e o volante André Castro, ambos ex-Atlético Goianiense. O veterano volante Corrêa, de 39 anos, ex-Palmeiras, é um dos líderes do grupo.

Postado majoritariamente em um 4-2-3-1, a equipe aposta na velocidade do seu quarto ofensivo, formado por Marquinho, Guilherme, Mateus Criciúma (Kadu) e Gabriel Taliari. Outros que também tiveram oportunidades no ataque e deixaram as suas marcas são os centroavantes Luiz Paulo e Bruno Mota, soluções diferentes para variar o jogo.

Campeonato Brasileiro da Série C – Segunda fase (Grupo C)

Vila Nova x Ituano – 1ª rodada
Data e horário: 14 de dezembro de 2020 (segunda-feira), às 20h
Local: estádio Olímpico, em Goiânia (GO)

Santa Cruz x Vila Nova – 2ª rodada
Data e horário: 19 de dezembro de 2020 (sábado), às 17h
Local: estádio do Arruda, em Recife (PE)

Brusque x Vila Nova – 3ª rodada
Data e horário: 26 de dezembro de 2020 (sábado), às 21h
Local: estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC)

Vila Nova x Brusque – 4ª rodada
Data e horário: 2 de janeiro de 2021 (sábado), às 17h
Local: estádio Olímpico, em Goiânia (GO)

Vila Nova x Santa Cruz – 5ª rodada
Data e horário: 9 de janeiro de 2021 (sábado), às 17h
Local: estádio Olímpico, em Goiânia (GO)

Ituano x Vila Nova – 6ª rodada
Data e horário: 17 de janeiro de 2021 (domingo), às 18h
Local: estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)