A primeira fase do Brasileirão da Série D terminou neste domingo, 17, e dois dos três clubes goianos avançaram na competição. O único time do estado que acabou eliminado foi o Goianésia, que não somou sequer um ponto na quarta divisão nacional.

Neste domingo, Aparecidense e Anápolis venceram e confirmaram a classificação para a segunda fase. A próxima etapa do torneio, que conta 32 equipes, será eliminatória, e assim prosseguirá até o final da Série D.

Camaleão garantido

Com a classificação garantida, a Aparecidense entrou tranquila no gramado do Aníbal Toledo e acabou tendo dificuldades contra o Araguaia-MT, lanterna do Grupo A10. O Camaleão abriu 2 a 0 com 16 minutos de jogo, com gols de Wallinson e Leonardy. O time do Mato Grosso empatou quando Juninho e Café anotaram. O gol da vitória por 3 a 2 só saiu aos 34 da etapa final, quando Foguinho marcou de pênalti.

O triunfo não foi suficiente para dar a liderança da chave ao Camaleão, que passou como segundo do grupo, com 13 pontos. Na segunda fase, o time goiano enfrentará o Ceilândia-DF, equipe de melhor campanha do Grupo A10 e que bateu a Aparecidense por 3 a 0 na rodada passada.

Galo da Comarca vai junto

O Anápolis foi outro goiano que carimbou o passaporte para a segunda fase da competição nacional. O Tricolor da Boa Vista visitou o Sinop-MT, no Estádio Gigante do Norte, e passou com tranquilidade pelos donos da casa. Neílson e Régis fizeram os gols da vitória do time anapolino por 2 a 0.

O triunfo levou o Galo da Comarca para os 11 pontos, mesma pontuação do Sete de Dourados-MS. No entanto, os goianos ficaram com a segunda posição da chave A11 por terem saldo de gols inferior ao dos sul-matogrossenses. Na próxima fase, o Anápolis vai encarar a Caldense-MG, que foi primeira no Grupo A13.

Adeus melancólico

Mais uma vez, o Goianésia perdeu na Série D. O Azulão do Vale enfrentou o Volta Redonda-RJ, no Estádio Raulino de Oliveira e foi goleado. O time fluminense fez 4 a 0 com gols de Marcos Júnior, Luquinha, Pablo e Dija Baiano, de pênalti.

O time goiano não somou sequer um ponto e abandonou a Série D na lanterna do Grupo A12. Desde o início da competição, o Goianésia vem enfrentando problemas. O Azulão quase desistiu de disputar o torneio e, só permaneceu após firmar parceria com o Brasília, que emprestou todo o elenco e comissão técnica para os goianos.