Foto: Assessoria/Sindpúblico

Com o anúncio de que Goiás vai enviar uma proposta de reforma da Previdência à Assembleia Legislativa, os municípios do Estado solicitaram ao governador Ronaldo Caiado (DEM) que sejam incluídos no projeto. O presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves, contou em entrevista à Sagres 730 que uma reunião com a equipe do governador está agendada para a tarde desta terça-feira (22) para estudar a proposta dos 176 municípios que estão no regime próprio.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público no Estado de Goiás (Sindpúblico), Nilo Sérgio, revelou à Sagres 730, nesta terça-feira (22), que anteriormente os servidores públicos do estado de Goiás pagam uma alíquota de 12,25% [para a Previdência], foi remanejado para 13,2%, chegando ao valor atual de 14,25% em 2017, sendo a mais alta do Brasil. “O que foi levantado pelo governador é um possível aumento de alíquota de até 8%”, ressalta Nilo, sobre o projeto atual da reforma da Previdência.

Essa nova criação não é aprovada pelos servidores, que estão sem receber a data base desde 2014 com perdas salariais entre 30% e 48% e tiveram cerca de 20% de aumento no plano de saúde (Ipasgo). Durante a entrevista, Nilo Sérgio defendeu que o déficit tem que ser “atacado”, mas precisa estudar quais serão as tratativas. “Não é só aumentar a alíquota que vai resolver o problema, nós temos que ver todos os gargalos”, analisou o presidente do sindicato.

“Acho que todo Governo, quando tem que encaminhar qualquer projeto à Casa Legislativa, tem que ter o bom senso de conversar com os que serão atingidos”, reivindica Nilo sobre não terem abertura com o Governo. Segundo ele algumas reuniões estão agendadas com parlamentares, mas nenhuma com representantes do governo. “O que nos preocupa é que os servidores, que são quase 60 mil ativo, não sabe o que vai virar. O governo não nos chamou para discutir essa reforma,” completou.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/700055536&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

“Dili Zago é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o IPHAC e a Faculdade Araguaia sob supervisão do jornalista Vinicius Tondolo.”