O Governo de Goiás, juntamente com a Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal de Goiás (IFG) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) entregou para a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), nesta sexta-feira (19), 18 ventiladores mecânicos que estavam em desuso e foram recuperados pelo projeto Pneuma.

Segundo a subsecretária de Saúde de Goiás, Luciana Vieira, que recebeu os equipamentos na sede da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC-UFG), os ventiladores serão destinados às unidades prioritárias, como o Hospital de Campanha de Águas Lindas de Goiás e o Hospital e Maternidade São Marcos, em Itumbiara, que foi estadualizado e passou a integrar a rede estadual.

“Esses ventiladores mecânicos serão fundamentais para que mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sejam abertos pelo Estado, colaborando para o atendimento aos pacientes críticos infectados pelo coronavírus”, pontuou a subsecretária .

Luciana Vieira explicou que os equipamentos estavam em desuso por falta de peças ou calibragem, e a parceria com as instituições permitem que os respiradores voltem a ser utilizados nas unidades da SES-GO. “São excelentes equipamentos, que estavam parados. Agora, voltaram para os hospitais da rede estadual para fortalecer o enfrentamento à pandemia, e continuarão a ser utilizados pós-pandemia.”

Os ventiladores entregues pelo projeto Pneuma são testados e aprovados para uso. Na sede da SES-GO, os técnicos da Gerência de Engenharia, Arquitetura e Manutenção da pasta fazem a análise dos laudos antes de enviar os equipamentos às unidades de saúde.

Veículos

Ontem (19), o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) doou ao governo estadual uma ambulância do tipo UTI Móvel, avaliada em R$ 160 mil. O veículo, que estava sendo pouco usado no TJ, servirá para ajudar no atendimento às vítimas da pandemia do novo coronavírus. O tribunal anunciou ainda a doação de uma lancha aos Bombeiros de Goiás para trabalhos de resgate e fiscalização no Rio Araguaia.