O Tribunal de Justiça de Estado de Goiás (TJGO) fez nesta sexta-feira (19) a doação de uma ambulância do tipo UTI móvel ao governo estadual. A doação foi formalizada em solenidade no Palácio das Esmeraldas, com a presença do presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, do governador Ronaldo Caiado e do secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino.

O veículo foi avaliado em R$ 160 mil. “Avaliamos que diante do cenário que estamos passando, essa ambulância, que tinha pouco uso no Tribunal de Justiça, poderia ser transferida ao Estado, pois terá uma utilidade maior e poderá salvar muitas vidas”, disse o presidente do TJGO.

Caiado destacou o diálogo, espírito público e o gesto republicano por parte do presidente do TJGO. “Essa estrutura móvel dá a capacidade de sobrevivência ao paciente até que tenha chance de chegar à estrutura hospitalar”, observou o governador.

O veículo Mercedes Benz, modelo 415, oferece toda a estrutura necessária para o deslocamento de pacientes que precisam da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, frisou que o veículo ficará a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), para atender quem precisa da saúde pública. A doação do TJ-GO, observou, é um exercício de empatia, de cidadania e do espírito colaborativo. “O somatório de forças faz com que possamos errar menos, assistir à população e acolher cada vez melhor.”

Em breve, o Estado também deve receber do TJGO uma lancha. O anúncio foi feito pelo desembargador Walter Carlos. De acordo com ele, desde 2018 o Poder Judiciário mantém o veículo aquático, fruto de uma apreensão, em um lago de Caldas Novas. “Então pensamos, por que não doar para o Corpo de Bombeiros? Ela pode ser usada para fazer um trabalho no Rio Araguaia, ou em outro local”, projetou.

Também participaram da entrega da UTI móvel o diretor geral do TJ-GO, Rodrigo Leandro da Silva; o diretor do Centro de Saúde do TJ-GO, Paulo Henrique Fernandes Sardeiro; e os juízes auxiliares Fabiano Aragão e Cláudio Henrique de Castro.

Nesta sexta-feira (19), Goiás chegou a 14.190 casos confirmados de Covid-19 e 281 mortes.