Na tarde desta terça-feira (09) Maria Janice Gonzaga Ferreira, de 57 anos, deixou o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), depois de 20 dias internada para tratar a Covid-19.
“Estou muito feliz, voltando para casa. E aqui tive um atendimento ótimo, melhor do que num hospital particular”, afirmou.
Maria Janice é a sétima paciente a ter alta médica dentre o grupo de 14 pacientes vindos de Manaus (AM) na noite do último 18 de janeiro por causa do colapso da rede hospitalar manauara.
Segundo a equipe multidisciplinar do HMAP, responsável pelo atendimento aos pacientes amazonenses, dona Janice, apesar da diabetes e de ter sofrido um tromboembolismo pulmonar durante o tratamento da fase aguda da infecção pelo novo coronavírus, respondeu bem a todas as intervenções e não precisou ser encaminhado para a UTI.

Na tradicional despedida dessa tarde, com balões coloridos no “corredor da vida”, por onde passam aqueles que têm alta, os trabalhadores do hospital aplaudiram a paciente e ouviram palavras afetuosas e de agradecimento dela.
Volta pra casa
De acordo com o secretário municipal de Saúde Alessandro Magalhães, Maria Janice está curada da Covid-19 mas continuará o tratamento em Manaus, em casa, com anticoagulantes e o uso de oxigênio domiciliar (fornecimento já providenciado pela Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas) devido a sequelas causadas pela doença. Ela embarcou na tarde de hoje para Manaus num vôo especial da Força Aérea Brasileira (FAB) que partiu de Goiânia.