O sitpass está com os dias contados. O Setransp lançou um novo serviço chamado Cartão Fácil, que prevê a substituição do modelo atual de vale-transporte em até seis meses.

O vice-presidente do Setransp, Décio Caetano explicou que para utilizar o cartão, é necessário que empresas físicas realizem cadastro na página do Sitpass na Internet: www.sitpass.com.br.

“Hoje, para a empresa adquirir o vale transporte precisa se deslocar a um posto do Setransp, que é um trabalho logístico complicado. A partir de agora a empresa (de qualquer tamanho) pode aderir ao Cartão Fácil através do cadastro”, afirma.

Segundo o vice-presidente, após o cadastro o funcionário pode retirar o seu cartão nos mais de 370 pontos de venda espalhados pela capital, incluindo os terminais de ônibus e estações do Eixo Anhanguera. Em caráter promocional, a primeira via do cartão é gratuita. Em caso de roubo ou extravio, o cartão será bloqueado.

O serviço também pode ser utilizado por pessoas físicas. “Pessoa física também pode ir até um posto de venda, informar seu CPF e já colocar o crédito no cartão”.

Piu-piu

Com o fim do sitpass de papel, vendedores ambulantes poderão ficar sem emprego. Francisco Barroso de Almeida, vendedor de bilhetes há 15 anos, alega que enfrentará problemas. “Vem muita gente de fora. Esse cartão não dá certo”, comenta.

O vice-presidente do Setransp, no entanto, esclareceu a questão da venda dos bilhetes atuais e disse que com relação aos vendedores, nada pode fazer.

“Na verdade, os bilhetes para o usuário eventual que quer fazer apenas uma viagem, continuarão sendo vendidos. Agora a questão dos autônomos, o Setransp não possui domínio, nem controle sobre eles. O que estamos buscando é uma solução mais fácil e moderna para as empresas”, relata.

Para aqueles usuários que vendem os bilhetes recebidos no trabalho, Décio Caetano descreveu qual o procedimento correto.

“Porventura, se algum usuário já tiver o seu cartão, mas não utiliza o transporte, ele pode procurar o Setransp para fazer a recompra”.