Na edição #86 do Sagres Internacional, Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão analisam a vitória de Martín Vizcarra, presidente do Peru, sobre o processo de impeachment sofrido na última sexta-feira (18), aliado à crise política no país sul-americano.

Além disso, outros temas foram abordados no episódio, como Yoshihide Suga – novo primeiro-ministro do Japão – e possível eleição de candidato de Evo Morales no 1º turno. Ainda, segunda onda de coronavírus na Europa, e oposição da França ao tratado comercial entre União Europeia e Mercosul após relatório sobre desmatamento.

 

Abre aspas

O SI #86 abre aspas para a fala de, Yoshihide Suga, 71 anos. Dessa forma, o novo primeiro-ministro do Japão, foi eleito pelo parlamento após Shinzo Abe renunciar por motivos de saúde.

“Em direção à construção da sociedade pós-pandemia, reformas e investimentos são necessários. Quero recuperar, mais uma vez, nossa forte economia” , disse Yoshihide Suga

Com essa declaração, o político tende a levar uma condução parecida com seu antecessor, uma linha política econômica mais conservadora. Além disso, terá de lidar com a onda de Covid-19 no país, que está bem instável, os Jogos Olímpicos adiados para 2021. Por outro lado, Suga não é de elite política, mas sim, filho de fazendeiro de morangos.

Tema do dia

A principal discussão do dia é o processo de impeachment do presidente peruano, Martín Vizcarra. Portanto, no cargo desde março de 2018, o processo foi aberto contra ele após ter áudios vazados pedindo para seus assessores omitirem detalhes sobre a contratação deo cantor Richard Cisneros, para o Ministério da Cultura.

Nesta sexta-feira (18), o Congresso Peruano se reuniu para votar na destituição ou não de Vizcarra do poder. Sendo assim, para a confirmação do impeachment, seria necessário 87 votos SIM. Entretanto, o presidente venceu a votação e continua no cargo. Dessa forma, 78 parlamentares votaram contra a queda, 32 à favor e 15 se absteram.

Sendo assim, com a decisão tomada, Martín Vizcarra continua no cargo e assim, comemorou em sua conta oficial no Twitter.

“Os grandes desafios do Peru exigem que ajamos com sensatez e responsabilidade. Vamos todos continuar trabalhando juntos pelo que realmente importa para os peruanos. A luta contra a pandemia, a reativação econômica, o fortalecimento da democracia, a luta contra a corrupção, para melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa.”, comentou.

Contudo, mesmo sob essas investigações, o presidente parece contar com a maioria da população peruana.

Outro temas

O Sagres Internacional ainda comentou sobre:

  • Em visita a Boa Vista, Roraima, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo fez críticas a Nicolás Maduro: “Vamos tirá-lo de lá”.
  • A França reafirmou sua oposição à versão atual do tratado comercial entre União Europeia e Mercosul
  • Aumento de casos de coronavírus na Europa, faz países europeus receberem advertência da OMS.
  • Pesquisa mostra que Luis Arce, candidato de Evo Morales na Bolívia, pode ser eleito ainda no 1º turno, já que a oposição está fragmentada.

Confira as músicas tocadas nesta edição

Susana Baca – Negra Presuntuosa

Chabuca Granda – La Flor de la Canela

Los Saicos – Demolición

Lucha Reyes – Regresa

Confira a música mais tocada na Dinamarca

Victor Leskell – Svag

 

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-GO. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.