O Conexão Sagres traz um resumo das notícias que tiveram repercussão em Goiás. Confira a lista das matérias da semana entre os dias 14 e 18 de setembro.

  • 14 nomes estão na disputa para prefeitura de Goiânia nas eleições municipais deste ano
  • Anápolis terá 9 candidatos à prefeito nas eleições
  • Ainda no cenário político: Maguito revela que entende apoio de Caiado a outro candidato e afirma que continuará fazendo oposição ao governo estadual
  • Você também vai conferir o que foi destaque no Tom Maior desta semana
  • Conteúdo perdido e desigualdades estão entre desafios da alfabetização no retorno às aulas presenciais

Saúde

Goiânia

Prefeitura de Goiânia muda procedimento de testagens de Covid-19 na população.

Aparecida de Goiânia

Secretaria Municipal de Saúde realiza busca ativa de idosos para diagnóstico de Covid-19 em Aparecida de Goiânia

Em Goiás

Ideb

Goiás ocupa a primeira colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O estado atingiu a maior nota com 4,8. A média nacional foi de 4,2. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Apenas Goiás e Pernambuco cumpriram as metas de aprendizagem e aprovação no ensino médio público em 2019. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Goiás saiu de 4,3 em 2007 para 6,1 em 2019. No Ensino Fundamental, nos anos finais o índice passou de 3,4 para 5,3. Por fim, o Ensino Médio saiu de 2,9 para 4,8.

Entre 2017 e 2019, Goiás subiu de 4,3 para 4,7 no Ideb – a meta era de 4,4 para o ano passado. Já Pernambuco, passou de 4,0 para 4,4, acima do Ideb esperado de 4,3 para o período. A escala do Ideb vai até 10, sendo que 6 é o patamar considerado ideal, equivalente à nota dos melhores brasileiros classificados no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). Até 2021, o Inep fixou metas para o Ideb de todas a redes e para a média brasileira.

Enel

A Enel Goiás lançou campanha para negociar dívidas atrasadas durante a pandemia. Os clientes podem parcelar contas em atraso em até 12 vezes. A negociação pode ser feita de forma presencial até o dia 25 de setembro ou pela internet, por meio do aplicativo Enel Goiás ou do site, até o dia 30 de deste mês.

“A Enel decidiu ampliar as facilidades de parcelamento. Então, qualquer cliente que teve qualquer dificuldade na pandemia vai poder parcelar sua dívida com a Enel em até 12 vezes, sendo uma entrada de 10% e até 11 parcelas”.

O valor mínimo das parcelas deve ser de R$10. Para facilitar ao cliente, o valor das parcelas virá embutido na própria conta de energia. Por esse motivo o cliente deve se atentar ao número de parcelas e ao valor de cada uma delas, já que tudo será cobrado mensalmente.

Política

Eleições em Anápolis

Nove candidatos devem disputar as eleições municipais em Anápolis, visando o cargo de prefeito da cidade. Os principais nomes para a disputa é o atual prefeito, Roberto Naves, do Progressistas, e o ex-prefeito Antônio Gomide, do PT, que anunciou participação já no prazo final das convenções. Os partidos terão até o dia 26 para registrar candidaturas.

Disputam o cargo de prefeito em Anápolis:

  • Antônio Gomide (PT). Vice: Professora Geli (PT)
  • Douglas Carvalho (PSOL). Vice: Web Gabner (PSOL)
  • Humberto Evangelista (PSD). Vice: Amaury Esberad (PSD)
  • João Gomes (PSDB). O vice ainda não foi anunciado.

Disputa eleitoral

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP) avaliou como natural o reingresso do deputado Antônio Gomide (PT) no processo eleitoral da cidade. Gomide havia anunciado que não pretendia ser candidato, por motivos de saúde, mas mudou e estará na disputa anapolina. Ele substitui a pré-candidata, professora Geli. Em entrevista à Rádio Sagres, Roberto Naves disse que o embate com o PT não é novo.

Roberto Naves declarou que faz parte da estratégia da esquerda e o PT precisava se apresentar em regiões estratégicas e Anápolis é uma delas.  Naves relatou que faz parte da estratégia de Lula para enfrentar o presidente Jair Bolsonaro em 2022.

Essa disputa com o PT não é nova para mim, tiramos o PT da presidência da República, tiramos o PT da prefeitura de Anápolis e vamos disputar mais uma eleição contra o PT. Gomide, Geli, Lula é tudo a mesma coisa, é abandeira vermelha querendo voltar para o nosso país, é o Lula preparando estrada para ser candidato contra o nosso presidente Jair Bolsonaro e vai ser uma eleição disputada, em que vamos mostrar o que fizemos e o que queremos para Anápolis e para o Brasil”, declarou.

Eleições em Aparecida de Goiânia

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, do MDB, definiu o vice dele para a disputa eleitoral na cidade. Foi escolhido o nome do pastor da Igreja Assembleia de Deus, Romeu Ivo também do MDB. Por outro lado, o atual vice de Mendanha em Aparecida, Veter Martins, do PSD, será candidato com o apoio do governador Ronaldo Caiado, do DEM, e do senador Vanderlan Cardoso, do PSD.

Gustavo Mendanha conta com apoio de 23 partidos na coligação dele. A decisão de Mendanha estava relacionada com o quadro eleitoral de Goiânia. Um dos motivos era para aguardar o posicionamento do Partido Progressistas, que definiu apoio para a chapa de Vanderlan na capital.

Eleições em Goiânia

Goiânia terá 14 candidatos a prefeito nas eleições municipais de novembro. Terminou nesta quarta-feira, dia 16, o prazo para que os partidos políticos fazerem convenções. O período para registro de candidaturas vai até o próximo dia 26. Em 2016, foram sete postulantes ao cargo. Já em 2012 foram oito nomes na disputa. Em 2020, são:

PSB

O PSB oficializou o nome do deputado federal, Elias Vaz (PSB) como candidato a prefeito de Goiânia. A chapa terá o vereador Paulinho Graus (PDT) como vice e ainda o apoio da ex-pré-candidata a prefeita pelo partido Rede Sustentabilidade, Maria Ester de Souza, que retirou nome da disputa para apoiar o projeto do pessebista.

“Tenho a convicção de que somos preparados e temos o melhor projeto para Goiânia. Esse grupo vai construir propostas que realmente signifiquem transformação para a nossa capital, com avanços na mobilidade urbana, na Saúde e na Educação e que promovam justiça social”, afirmou Elias Vaz.

Sem citar nomes, Elias Vaz criticou dois dos principais adversários políticos na disputa, o senador Vanderlan Cardoso (PSD) que foi prefeito de Senador Canedo e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela.

“Tem candidato aí que conhece muito bem Aparecida de Goiânia, outro é especialista em Senador Canedo. Mas quem conhece Goiânia de verdade sou eu! Conheço a realidade do nosso povo, as necessidades da nossa cidade porque nasci e fui criado aqui e fui vereador por 18 anos”.

PT

O ex-prefeito de Goiânia, Pedro Wilson será o vice na chapa da pré-candidata pelo partido, Adriana Accorsi. O Partido dos Trabalhadores não conseguiu até o momento viabilizar apoios de outras legendas. A convenção do PT está marcada para às 18:30 horas e será feita de forma virtual.

A definição ocorreu após uma série de reuniões. A princípio a preferência da vice seria para outra legenda,mas como não fechou acordo, o PT passou a avaliar nomes da própria legenda. O ex-prefeito Pedro Wilson foi bem avaliado internamente, apesar de a família dele não ter concordado inicialmente.

Pedro Wilson foi prefeito de Goiânia entre 2000 e 2004. Ele tentou reeleição, mas perdeu para Iris Rezende (MDB). Na gestão do ex-prefeito Paulo Garcia, ele chegou a presidir a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

MDB

Após oficializar sua candidatura a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB), deu início a sua campanha eleitoral. Vale destacar emedebista não contará com o apoio do governador Ronaldo Caiado (DEM).

O gestor estadual irá a candidatura de Vanderlan Cardoso (PSD). Caiado inclusive levou o o candidato e seu vice, Wilder Morais (PSC) para conversar com Iris Rezende (MDB), em uma tentativa de construir uma ideia junto a população de que Vanderlan é também um candidato que dará continuidade a aliança política que existe entre o governador com o atual prefeito.

No entanto, em entrevista a Sagres 730, Maguito Vilela disse que o único candidato de continuidade é ele. “Acredito que candidato de continuidade é um só. É o candidato do partido que está fazendo a gestão aqui em Goiânia em várias cidades do estado de Goiás. Continuidade não significa só um momento, ela significa um passado, uma história”.

PSD

O senador e pré-candidato a prefeito de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSD) foi sabatinado pela Fecomércio nesta terça-feira (15). Após o encontro, ele conversou com a reportagem da Sagres e relatou os motivos que o levaram a participar da disputa eleitoral de 2020. Ele ressaltou que não há incoerência numa reaproximação com Caiado.

Vanderlan disse que caso seja eleito prefeito, já se sente satisfeito com o período que esteve como senador, pelo fato de ter concretizado projetos, na avaliação dele. Um exemplo argumentado foi trazer para Goiás a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

“Eu fui eleito em oito anos, em menos de dois anos, nós conseguimos para o estado e municípios, recursos que muitos não conseguiram nos oito anos. Caso seja eleito, só pelo fato de viabilizar a Codevasf em Goiás, valeu por muitos anos”, argumentou.

O deputado federal Francisco Júnior diz que não se sente decepcionado por não ter conseguido viabilizar a candidatura no PSD. Ele foi substituído no processo por Vanderlan Cardoso. O parlamentar argumentou que a proposta não é individual, mas partidária.

“A candidatura não é uma proposta individual, mas partidária. Eu sou fundador do partido, participei ativamente de tudo isso e entendo que, ou fazemos uma política impessoal, focada na solução dos problemas das pessoas, na qualidade de vida das pessoas”, destacou em entrevista à Sagres.

Francisco Júnior relatou que a saída de Iris provocou diversas mudanças no cenário político, e foi natural uma reavaliação no PSD.

Sagres em Tom Maior

Desbancarização

Você sabe o que é ser desbancarizado? “São aquelas pessoas que somente transacionam com dinheiro, ou que guardam no cofrinho, no porquinho, debaixo do colchão, enfim, são aquelas pessoas que não têm o hábito ou não têm acesso”, explica o administrador e mestre em Economia, Luiz Carlos Ongaratto, em entrevista à Sagres TV nesta terça-feira (15).

A inclusão financeira do país vem sendo amplamente discutido pelo Banco Central do Brasil (Bacen), que considera a medida imprescindível para manter o crescimento da economia. Com isso, toda a população poderia realizar compras no canal que desejar, com a forma de pagamento que quiser ou tiver acesso é fundamental.

“Para o banco não interessa alguém que esporadicamente utiliza aquela conta, ele quer alguém que movimente. Abriu-se a possibilidade, com o advento da tecnologia, que são as carteiras virtuais. Então é uma outra opção para quem não tem relacionamento com o banco, não tem cartão de crédito, não tem nenhuma conta bancária”, pondera Ongaratto.

Resiliência Evolutiva

No cenário atual ser flexível não basta, é importante desenvolver a resiliência evolutiva, que não só nos permite lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, mas atender ao propósito essencial de todo ser humano: ser hoje, melhor que ontem, e amanhã melhor que hoje.

Em entrevista ao Tom Maior, na Sagres TV, Bia Nóbrega que é coach, mentora, palestrante, conselheira e executiva há mais de 22 anos na Área de Recursos Humanos em empresas líderes em seus setores, explicou como o surgiu a resiliência no comportamento humano.

A resiliência, a mais de 20 anos, veio da engenharia para o comportamento humano. Então originalmente a resiliência é um estado, uma qualidade dos materiais físicos, no caso da arquitetura e da engenharia é preciso usar matérias em um prédio, por exemplo, para lidar com o vento, com a chuvas, com abalo sísmicos e tudo mais. Ou seja, materiais que após sofrer alguma pressão voltem a seu estado original”, afirmou.

Linfoma

Febre, surgimento de ínguas, perda de peso, de apetite, coceira na pele, fadiga e sudorese noturna anormal. Sintomas que podem indicar linfoma, doença que afeta o sistema linfático – parte do corpo responsável pela defesa do organismo contra doenças e infecções.

De acordo com o chefe do serviço de Hematologia do Hospital das Clínicas da UFG, Renato Tavares, nem todos os linfomas apresentam sintomas, mas quando isso acontece, facilita o diagnóstico da doença.

“É uma sudorese muito intensa ou então um emagrecimento desproporcional, sem motivo nenhum, sem estar fazendo regime, sem estar perdendo o apetite, um emagrecimento inexplicado. Um outro sintoma importante que pode acompanhar o crescimento dos gânglios é a febre. Uma febre que vem no fim do dia, mais baixa, não muito importante e qual normalmente não se consegue identificar uma infecção como responsável”, enumera.