Na edição #88 do DESTAQUE Rubens Salomão e o professor Noberto Salomão analisam os principais assuntos mundiais. O tema do dia do SI #88, analisa o processo eleitoral nos Estados Unidos, que escolherá o próximo presidente do país no dia 3 de novembro.

Na sequência desse podcast, você confere o Programa Mundial de Alimentos que venceu o Nobel da Paz por combater a fome e evitar que ela seja usada como arma em conflitos em todo o mundo. Uma parada na Europa, o parlamento europeu aprovou meta de reduzir emissões de gases do efeito estufa em 60% ate 2030. A Rússia testa com sucesso novo míssil hipersônico.

O Sagres Internacional também acompanha a polêmica estratégia do Japão de “conviver” com o coronavírus. Há, não pode faltar a música mais tocada nas paradas da Argentina.

 

O abre aspas dessa edição para a presidente do comitê norueguês do Nobel, Berit Reiss-Andersen, justificou a láurea do prêmio Nobel.

“A necessidade de solidariedade internacional e cooperação multilateral é mais conspícua (claramente visível) do que nunca. O Comitê Nobel Norueguês decidiu premiar, com o prêmio Nobel da Paz de 2020, o Programa Mundial de Alimentos. Por seus esforços para combater a fome. Por sua contribuição em melhorar as condições para a paz em áreas afetadas por conflitos e por atuar como uma força de liderança nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e conflito”.

Pelos esforços em combater a fome e evitar que ela seja usada como arma em conflitos em todo o mundo, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) ganhou o prêmio Nobel da Paz de 2020.

Em anúncio nesta sexta (9), a presidente do comitê norueguês do Nobel, Berit Reiss-Andersen, justificou a láurea ao dizer que “a necessidade por solidariedade internacional é mais importante que nunca”.

Ela afirmou que o multilateralismo está sob ataque de populistas, com argumentos nacionalistas de que cada país deve cuidar de seus próprios interesses, mas a pandemia de coronavírus mostrou que, em um momento de crise global, é necessária também ação universal.

“Até que tenhamos uma vacina [contra o coronavírus], comida é a melhor vacina contra o caos”, disse a presidente do comitê, citando declaração do próprio programa da ONU.

Tema do dia

Nos EUA, o presidente não é eleito pelo voto direto, mas por uma instituição chamada colégio eleitoral, no dia da eleição presidencial cada eleitor vota no candidato a presidente de sua preferência. Este voto, entretanto, não é computado em uma eleição direta (como acontece no Brasil), mas sim, escolhe uma comissão de delegados que representará o seu estado no colégio eleitoral.

O partido do candidato que ganha a maioria dos votos no estado elege sua comissão e o candidato que perder naquele estado não ganha nenhum delegado, ou seja vence quem alcançar a maioria absoluta do colégio eleitoral. Vale ressaltar que o voto no EUA  não é obrigatório.

Informações pelo mundo

Parlamento europeu voltou a favor de uma meta para a União Europeia reduzir emissões de gases do efeito estufa em 60% até 2030 contra os níveis de 1990. De acordo como os resultados da votação divulgados nessa semana, a meta é mais ambiciosa do que o corte de emissões liquidas de pelo menos 55% até 2030 proposto pela comissão europeia que tem a meta ate o final do ano.

No Japão após oito meses de registar os casos de covid-19, ainda não há confinamento obrigatório, não teve multa, aos poucos a vida tem voltado ao normal, escolas, restaurantes, bares, além de alguns ambientes não terem sido fechados. O governo implementou campanhas nacionais para incentivar a população ficar dentro do país, e também estimula as pessoas a comerem fora de casa, uma estratégia para recuperar a economia.

A Rússia anunciou esta semana que testou com sucesso um novo míssil de cruzeiro hipersônico. O míssil Tsirkon foi lançado terça-feira (6) do Mar Branco, na região do Ártico russo, pela fragata Almirante Gorchkov, e atingiu um alvo marítimo localizado a 450 quilômetros de distância no Mar de Barents.

Notícias do Brasil

O presidente Jair Bolsonaro chamou de esquerdaria durante uma transmissão em rede social o governo do presidente da Argentina Aberto Fernandes, após criticar a gestão do país vizinho, disse que isso é isso o que o povo argentino merece. Bolsonaro referiu-se a Argentina para rebater criticas que vem sofrendo dos próprios apoiadores nas redes sociais por decisões recentes do governo.

Confira a música mais tocada na Argentina

Confira as músicas tocadas nesta edição

Elvis Presley – Suspicious Minds

Beach Boys – Wouldn’t It Be Nice

Van Halen – Jump

The Doors – Break On Through

Acompanhe o Sagres Internacional

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-GO. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para comunidades locais