Foto: Reprodução/SagresTV

Um motociclista morreu no início da tarde desta segunda-feira (8) em um acidente de trânsito no Setor Independência Mansões, em Aparecida de Goiânia. 

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 14h50, envolvendo uma motocicleta e um caminhão. Segundo testemunhas, o motociclista teria sofrido uma queda após colidir com as “tartarugas”, que são os tachões que fazem a sinalização da ciclovia na Avenida Benedito Silvestre Toledo. 

Após colidir com as tartarugas, o motociclista acabou sendo atropelado por um caminhão que transportava terra, que seguia logo atrás. Quando os agentes chegaram ao local, constataram o óbito do condutor da moto. 

A Avenida Benedito Silvestre Toledo integram o programa de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, que possui um total de 17 quilômetros de ciclofaixas. A região possui sinalização horizontal e vertical para uso das ciclofaixas, que ficam à esquerda dos motoristas e motociclistas que trafegam pela via.

Em nota, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informou o local onde aconteceu o acidente “é bem sinalizado com pintura adequada na pista na cor vermelha, placas de trânsito e os tachões reflexivos, que servem como segregadores, informando que aquele espaço é destinado apenas para ciclistas, garantindo assim a segurança dos mesmos”. 

A nota diz ainda que “a empresa que atua na implantação das ciclofaixas e ciclovias realizou estudos técnicos antes de sua execução conforme a Legislação de Trânsito”, e que a prefeitura “lamenta a fatalidade e se solidariza com a família da vítima”. 

Leia a nota na íntegra

“A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Infraestrutura informa que a implantação de 17 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas faz parte do projeto de Mobilidade Urbana. A extensão da ciclovia que começa na Avenida Independência, na região Central, segue pela  Avenida Benedito Silvestre de Toledo no Independência  Mansões onde ocorreu o acidente e vai até o setor Garavelo, teve início em março deste ano. 
O local, segundo a secretaria é bem sinalizado, com pintura adequada na pista na cor vermelha, placas de trânsito e os tachões reflexivos, que servem como segregadores, informando que aquele espaço é destinado apenas para ciclistas, garantindo assim a segurança dos mesmos. A secretaria explica que a empresa que atua na implantação das ciclofaixas e ciclovias realizou estudos técnicos antes de sua execução conforme a Legislação de Trânsito.  
A Secretaria de Infraestrutura ressalta também que o projeto, que vem sendo executado há 4 meses, faz parte das intervenções estruturantes de Mobilidade que propõe maior acessibilidade com divisão de espaços para ciclistas e veículos maiores, e isso deve ser observado pela população, resultando em mudanças de hábitos, responsabilidade no trânsito e maior consciência de todos que utilizam as vias da cidade.
Ressalta ainda que o Código Brasileiro de Trânsito proíbe a invasão da ciclovia por carros e motos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em ciclofaixa ou ciclovia é uma infração de natureza gravíssima com fator multiplicativo 3, somando sete pontos na carteira, além de multa. A Prefeitura lamenta a fatalidade e se solidariza com a família da vítima”.

Atualizada às 18h40