O esquema de segurança para a Copa do Mundo de 2014 contará com Centro de Comando e Controle em Brasília, integrado nas 12 capitais que sediarão o maior evento esportivo no Brasil. 

O sistema de segurança da Copa de 2014 terá a participação dos órgãos de segurança federais (Agência Brasileira de Inteligência – Abin, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal), estaduais (Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros) e dos municípios (guardas municipais).

Esse foi o tema do encontro que reuniu representantes dos órgãos de segurança durante 2 dias na Academia Nacional de Polícia Federal, em Sobradinho (DF). Segundo o secretário nacional de Segurança Pública substituto, Alexandre Aragon, a estrutura é baseada na experiência da Copa de 2010 na África do Sul, respeitando as características federativas do Brasil.

As 12 cidades-sede para a Copa de 2014 são: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA).

Para o secretário, o Brasil leva vantagem sobre a África do Sul ao ter experiência na organização de grandes eventos, como o carnaval do Rio e Salvador, que são controlados pelas polícias locais. Essa foi a segunda reunião realizada em Brasília para debater o tema.

O objetivo era ouvir os técnicos dos estados para saber as necessidades de cada um e, a partir daí, elaborar um projeto de centros de comando e controle de acordo com a situação apresentada.

Ao contrário da África do Sul, que é um Estado unitário, no Brasil os estados têm o poder de definir o que vão precisar para que o esquema funcione. O governo federal apenas estabelece as diretrizes necessárias. 

Fonte: Agência Brasil