O início de campanha do Goiás na Série B foi ruim. Nas primeiras rodadas, o time esmeraldino ocupou a parte de baixa na tabela de classificação. O setor defensivo, um dos mais vazados da competição foi alvo de muitas críticas. A equipe sofreu 17 gols nos nove jogos iniciais, o que dava uma média de quase dois por partida.
Contra o América (MG) pela décima rodada do primeiro turno, o time esmeraldino começou a escrever uma nova história dentro da Série B. O sistema defensivo passou a exercer muito bem a sua função e a equipe iniciou o processo de evolução na tabela de classificação. Mesmo com a venda de Rafael Toloi, o zagueiro que até então tinha mais prestígio dentro do clube, o setor seguiu com ótimo aproveitamento, com a dupla formada pelos pratas da casa Ernando e Valmir Lucas. Quando o segundo não pôde jogar, os reservas Lacerda e Wallinson deram conta do recado.
Nos últimos 15 jogos disputado na competição, o Goiás sofreu apenas seis gols. O que dá média de apenas 0,4 por partida. Nestas 15 partidas, o time alviverde saiu de campo sem sofrer gols em 10. Apenas contra o Barueri, o Verdão tomou mais de um gol – foram dois. O desempenho positivo reflete na pontuação da equipe, que somou 33 dos 46 pontos conquistados até o momento nesta sequência.
O bom desempenho da defesa nas últimas rodadas fez com que o Goiás deixasse de ser a terceira pior defesa da competição para se tornar a terceira melhor ao lado da do Guarani, ambas com 23 gols sofridos. Melhor desempenho somente os sistemas defensivos do Atlético Paranaense e do Joinville tem, com 20.
O zagueiro Valmir Lucas, que se firmou na equipe após a venda de Rafael Toloi, comemora o bom momento do sistema defensivo e dá pistas do que tem colaborado para o desempenho satisfatório. “Todos estão trabalhando com alegria e amizade,” conta o jogador.
Sem sofrer gol nos últimos três jogos, contra Ceará, CRB e Criciúma, a defesa esmeraldina terá mais uma missão difícil neste sábado, contra o Atlético (PR). A equipe paranaense que está em plena ascensão na competição e tem o quinto melhor ataque desta Série B. O Furacão já balançou as redes adversárias 38 vezes nos 24 jogos que disputou. Nas últimas duas partidas, os rubro-negros fizeram 10 gols nas goleadas sobre Barueri e CRB.