Que o combate ao mosquito Aedes aegypti é uma questão de ‘vida ou morte’, isso a população já sabia. No entanto, a expressão foi utilizada para nomear e chamar a atenção para o novo portal que monitora o combate aos focos do vetor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.
O site foi desenvolvido pela Prefeitura de Goiânia, em parceria com o Ministério Público de Goiás (MP-GO). Agora, a população também tem acesso à imagens dos locais com maior incidência do mosquito, bem como o número de visitas realizadas pelos agentes de Saúde e até o total de ocorrências no combate ao inseto, como explica o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da capital (SMS), Robson Azevedo, em entrevista exclusiva à 730 no programa A Cidade Fala desta quarta-feira (12).
{mp3}Podcasts/2017/julho/12/robson_azevedo_1{/mp3}
Além do portal, o cidadão também pode fazer a denúncia da existência de focos do mosquito para a Vigilância Epidemiológica por meio de um aplicativo “Goiânia Contra O Aedes”, disponível, por enquanto, apenas para Android. Com a ferramenta, o usuário pode registrar fotos e filmagens do local.
{mp3}Podcasts/2017/julho/12/robson_azevedo_2{/mp3}
Por meio do sistema, Robson Azevedo explica que serão agilizadas inclusive as pendências, que são as ocorrências em que é feita a visita dos agentes, mas ainda sem ação efetiva de combate.
{mp3}Podcasts/2017/julho/12/robson_azevedo_3{/mp3}
No dois primeiros meses do ano, ainda no período de chuvas, Goiânia registrou pouco mais de 6,6 mil casos de Dengue, 82% a menos que o mesmo período do ano passado. Já os casos de Zika vírus, a redução foi de 80%, e passou de pouco mais de 1,8 mil casos para 362. O superintendente diz que, apesar do período de seca, o cuidado com a água parada deve ser intensificado.
{mp3}Podcasts/2017/julho/12/robson_azevedo_4{/mp3}
Todas as informações sobre o novo sistema e também sobre o aplicativo “Goiânia Contra O Aedes” estão disponíveis no site do MP-GO, clicando aqui.
Ouça a entrevista completa do superintendente Robson Azevedo na aba Podcasts.