O Sistema Sagres de Comunicação e a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) vão promover, a partir desta terça-feira (23), quatro encontros de formação política para 10 estudantes que participam de cursos de qualificação profissional. Segundo o jornalista e apresentador da Sagres, Samuel Straioto, o objetivo da formação é explicar aos jovens como funcionam as instituições e o que fazem os políticos, além de trocar experiências sobre a forma como os estudantes enxergam as eleições.

Leia também: Definidas datas dos debates e entrevistas com candidatos ao governo, vice e Senado; confira

“Será uma troca de experiências. Vamos passar alguns conceitos, como o que é democracia, o que cada cargo eletivo tem como responsabilidade de fazer, o que faz um senador, o que faz um deputado federal, governador e presidente”, explicou Samuel, que também coordena a iniciativa.

Os encontros serão realizados dentro do Sistema Sagres de Comunicação, sempre às terças-feiras. Além de hoje, as datas das próximas reuniões são: 30 de agosto, 6 e 13 de setembro.   

Conforme o jornalista, o espaço de formação será uma oportunidade de contextualizar o cenário político atual aos alunos e prepará-los para compreender o período de campanha eleitoral. “Para que eles tenham condição de atuar politicamente, fazer uma boa escolha na eleição e também nos ajudar nos questionamentos que faremos aos candidatos no debate que a Sagres vai realizar em setembro“, contou.

A partir da formação, serão selecionados questionamentos dos 10 jovens para que os candidatos respondam. Por isso a experiência dos quatro encontros será importante, para que os estudantes compreendam a finalidade da política. “Queremos que os jovens entendam que uma decisão política interfere em nossa vida. É o aumento da gasolina, da passagem dos ônibus, é uma melhoria na condição de saúde, tudo isso passa pela política e a gente tem que ter conhecimento disso”, reforçou Samuel.

Apesar de a formação ser com 10 estudantes, Straioto acredita que os encontros renderão mais frutos. Isso porque os jovens vão levar os conteúdos para casa e compartilhar com as famílias. Desta forma, as informações alcançam mais pessoas.

“Esse projeto começa na eleição de 2022, mas a intenção é que possa continuar com outros jovens, não só com os do Polo da Renapsi Goiás, mas de outros estados, para que, no futuro, outros estudantes também tenham a oportunidade de entender essa formação política e como isso pode ser revertido em benefícios”, afirmou.

A expectativa é de que tanto os jovens quanto os jornalistas que vão participar da troca de experiências aproveitem o momento para ampliar os conhecimentos. “Espero que esse momento seja de grande crescimento para eles. Vai ser uma outra forma de fazer comunicação, mais direta, mais objetiva e ligada à educação, que vai colaborar para poder formar esses jovens, formar para a vida, não é só um curso em si, o grande objetivo é formá-los para a vida”, finalizou Samuel Straioto.

Leia mais: