Uma mensagem de áudio falsa que circula no WhatsApp e outras redes sociais afirma que os novos títulos de eleitor vêm com um “QR Code L13”, que transferiria automaticamente os votos do cidadão para Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Em entrevista à Sagres, o advogado e professor de direito eleitoral Alexandre Azevedo, explicou que se trata de mais uma fake news e que, o uso de notícias falsas já é considerado uma estratégia de campanha e marketing político.

Assista a entrevsita completa:

“A Fake News, infelizmente, se tonou uma ferramenta de campanha e de marketing eleitoral. Essa fake news, em especifico, não visa atacar ou difamar um candidato em especifico, mas sim desacreditar e descredibilizar o trabalho da Justiça Eleitoral e o sistema de votação e apuração das eleições”, disse o professor.

Ouça a entrevista em formato de podcast:

Ouça ““Mensagem sobre QR Code em título de eleitor é fake news”, afirma advogado eleitoral” no Spreaker.

O especialista disse ainda que liberdade de expressão não pode ser confundida com liberdade para agressão. Segundo ele, esse tipo de notícia falsa visa difamar o processo eleitoral.

“O ministro Alexandre de Morais (presidente do TSE) tomou posse a pouco tempo e em seu discurso ele disse que “liberdade de expressão, não é liberdade para agressão”. E o que estamos vendo é isso, uma forma de fazer política muito triste, que direciona às agressões ao sistema eleitoral e não aos candidatos”, afirmou o advogado.

Leia mais: