Foi realizada nesta terça-feira (1°) a primeira edição do Treinamento de Compliance com a equipe de colaboradores e parceiros do Sistema Sagres de Comunicação. A capacitação ocorreu em dois horários, pela manhã e à tarde, para abranger todos que trabalham em prol da organização.

A consultora e palestrante do evento, advogada Karine Eslar, destacou a importância do Código de Condutas. “Esse Código é aplicado a todos, tanto a terceiros, aos parceiros”, disse. Especialista em Compliance e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Karine reforçou, também, que o programa de Compliance deve ser publicizado. “Não adianta nada os documentos ficarem guardados dentro de um armário. Precisamos fazer com que todos saibam”.

Durante a palestra ainda foi apresentado o Código de Ética, que prevê uma série de critérios de condutas tanto para evitar conflitos futuros quanto para a tomada de decisões. Entre esses parâmetros estão cláusulas anticorrupção, ambiente de trabalho saudável e prevenção a retaliações.

Além disso, há canais de denúncias, que poderão ser utilizados tanto pelo público interno quanto externo. “As denúncias são confidenciais e sigilosas. O canal não se presta apenas a denunciar fatos ruins, mas também auxilia na implantação de políticas internas que melhorem a assistência aos colaboradores”, reforçou a advogada.

Ambiente de trabalho equilibrado

Na sequência, a Karine salientou que o ambiente de trabalho deve ser harmônico e equilibrado. Desta forma, os colaboradores se sentem à vontade para trabalhar, com tranquilidade e prazer, o que os torna também mais produtivos e felizes.

“No caso de locais em que os funcionários não se sentem felizes para trabalhar, todos os envolvidos são afetados. E essa sensação de não felicidade no trabalho é muito ruim, não traz benefício para ninguém”, reiterou.

Meio ambiente social

No entanto, assim como a empresa tem responsabilidade na promoção de um ambiente social saudável, cada um dos colaboradores deve fazer sua parte. Dentre os fatores que podem contribuir para um ambiente de trabalho saudável está a consciência ambiental, como a redução de papéis e copos plásticos, o fato de não deixar restos de comidas para não atrair animais que possam incomodar os colegas e a organização de mesas de trabalho.

Ainda relacionado às interações interpessoais, situações como falas agressivas, assédios moral e sexual, preconceito, racismo, brincadeiras e apelidos impróprios devem ser denunciadas para que sejam coibidas. Isso contribui para um ambiente social mais humanizado e benéfico. “A gente pede que isso seja observado, o cumprimento desses comportamentos interpessoais no ambiente de trabalho. Se identificado, denunciem”, concluiu Karine.

Leia mais: