Os sites chineses viraram uma febre entre os consumidores. Com preços baixos e uma grande variedade de produtos, esses sites chamam a atenção do consumidor que quer economizar ao comprar produtos variados. Uma das apostas desses sites que deu certo foi o segmento da moda, mais brasileiros estão comprando peças de vestuário em sites chineses como a Shein, Wish e AliExpress. 

Segundo especialistas, os sites chineses estão ganhando espaço no segmento da moda por vender produtos com preços mais acessíveis e por contar com um catálogo muito variado de roupas. Além disso, os esforços de marketing desses sites têm alcançado um grande público de pessoas interessadas em comprar roupas pela internet. 

Dessa forma, sites brasileiros que também atuam no mercado da moda podem estar perdendo espaço dentro desse segmento. Um dos motivos que explicam essa mudança no comportamento do consumidor é que as lojas brasileiras precisam incluir opções mais variadas de peças de vestuário e apostar em preços mais atrativos. 

Outra orientação dos especialistas para as lojas de roupas brasileiras é oferecer descontos para os clientes, como é o caso do cupom de desconto Zattini, que possibilita comprar produtos com frete grátis, desconto na primeira compra, entre outras ofertas. 

Troca de produtos ainda é um desafio para sites chineses

Mesmo com mais pessoas comprando em sites chineses, um desafio ainda enfrentado pelos consumidores é a dificuldade na hora da troca. Se aqui no Brasil esse processo já é demorado e bastante dificultoso, para aqueles que compram em sites da China esse processo pode ser ainda mais burocrático e demorado.

Dentre as principais reclamações relatadas pelos consumidores em plataformas como o Reclame Aqui, está a dificuldade em realizar a troca de produtos. Alguns consumidores relatam que o processo para troca é muito demorado, outros reclamam que os sites chineses não conseguem dar conta da quantidade de pessoas que precisam ser atendidas no Brasil.

De fato, lojas como a Shein possuem mais de meio milhão de acessos mensais. A AliExpress, por exemplo, possui um tráfego mensal de mais de 6 milhões de acessos somente no Brasil. Portanto, a demanda de consumidores é enorme e a maioria dessas lojas não possui um bom canal de atendimento ao consumidor brasileiro para auxiliar nos problemas relatados. 

Se não bastasse essa dificuldade em resolver os problemas dos brasileiros, o processo de troca é bastante burocrático e demorado por conta da localização. Uma encomenda que vem da China, chega dentro de 1 a 3 meses aqui no Brasil. Se o produto enviado não for o esperado pelo consumidor, ele pode pedir o estorno ou a troca da peça. Nos dois casos, é preciso enviar a mercadoria novamente para loja, o que demora até 3 meses para acontecer.

Dentro desse período o consumidor quase sempre fica sem receber o estorno e precisa aguardar até que o produto seja entregue à loja. Caso ele tenha optado pela troca, ainda serão mais alguns meses para receber o produto certo em casa.

Processo de troca também é burocrático em lojas brasileiras

As lojas brasileiras que vendem pela internet também enfrentam dificuldades no processo de troca. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais uma parcela da população ainda prefere comprar certos produtos em lojas físicas, como é o caso das peças de vestuário.

Os consumidores que não compram roupas em lojas online relatam que se sentem inseguros por não poder experimentar a peça antes da compra. Afinal, não é apenas o número na etiqueta que garante a satisfação do cliente ao vestir a peça. No caso das roupas, o consumidor precisa provar a peça para ter certeza que o caimento ficou adequado e que o estilo da roupa realmente agradou. 

O Código de Defesa do Consumidor garante que em caso de insatisfação o cliente tem até 90 dias para reclamar se for um produto durável, como é o caso das peças de vestuário. Isso significa que o consumidor não precisa se preocupar em comprar roupas pela internet, pois mesmo que não esteja satisfeito com a mercadoria, ele pode solicitar o reembolso e a troca dentro do prazo. 

Mesmo no Brasil, quando a troca é solicitada, o consumidor precisa aguardar até que o produto chegue na loja para receber o estorno ou realizar a troca. O processo ainda é burocrático e essa dificuldade ainda é um desafio para as lojas online que atuam no segmento da moda.