A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia se manifestou ao Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego), por meio de ofício, sobre a interdição do Centro Integrado de Assistência Médica Sanitária (Ciams) Jardim América.

A SMS expõe que, em relação à segurança nas unidades de saúde, o órgão busca alternativas junto a vários setores que atuam na segurança pública, a fim de superar as dificuldades existentes. A secretaria garante que já realizou reuniões direcionadas com o Comando da Polícia Militar do Estado de Goiás e da Guarda Municipal de Goiânia, que já resultaram em um planejamento específico para os serviços de saúde.

O órgão também garante que novo modelo de segurança está em discussão com a Guarda Municipal, do qual algumas medidas já estão sendo adotadas, como o maior controle das portas abertas nas Unidades de Saúde Municipais após expediente diurno e a segurança reforçada de funcionários e do patrimônio público. Além disso, a SMS assegura que já está em andamento o processo de identificação de funcionários por crachá e o circuito interno de monitoramento.

Em nota, a secretaria informou que, com as medidas descritas, espera ampliar a segurança dos trabalhadores no interior e nas proximidades das unidades de saúde municipais. “Para isso, também busca um canal permanente de diálogo com todos os órgãos envolvidos com segurança pública, para garantir que, no futuro, fatos como o ocorrido no Ciams Jardim América não se repitam”.

Com informações da SMS.