A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT) vai iniciar à partir dessa segunda-feira (19) a operação volta às aulas, que visa desafogar o intenso trânsito nos locais onde estão instaladas escolas na capital. O movimento aumenta bastante durante as primeiras semanas em que as atividades escolares recomeçam.
De acordo com o diretor de educação para o trânsito da SMT, Horácio Ferreira, a operação vai priorizar as intervenções e orientações nos locais de grande movimentação através de agentes de trânsito: “Nós estamos com equipes distribuídas por esses locais onde há um maior adensamento, tanto de veículos como de pedestres, para garantir um retorno às aulas mais seguro e com mais fluidez. Contamos também com a contribuição das escolas, que fazem um escalonamento do primeiro dia para evitar tumulto”.
Além disso, uma nova situação acontecerá. Em áreas próximas as escolas será proibido estacionar e liberado parar, como explica Horácio Ferreira. “Em frente à várias escolas é permitido estacionar de ambos os lados da rua e isso prejudica muito a fluidez dos veículos nesses locais. Constatamos isso e vamos mudar para este ano. Fizemos um projeto que já está em fase de execução que proíbem estacionar em algumas áreas e permita a famosa ‘paradinha’, onde os pais poderão parar momentaneamente para deixar os filhos”, explica.
A SMT estará atenta a estacionamento em áreas proibidas, parada em faixa dupla ou em faixas de pedestres e outros problemas recorrentes no início das aulas. A secretaria promete direcionar as ações para intervir diretamente no trânsito e evitar conturbações nas portas das escolas. Estarão sendo distribuídos informativos para orientar e educar o condutor sobre as ações infratoras e punições.
CONFIRA A REPORTAGEM DE JERÔNIMO JUNIO:
{mp3}stories/2015/janeiro/JERÔNIMO_JUNIO_VOLTA_AS_AULAS_16_01{/mp3}