O Ministério das Relações Exteriores lamentou, por meio de nota, a morte do soldado do Batalhão de Infantaria de Força de Paz do Haiti Geraldo Barbosa Luiz, na madrugada de sexta-feira (1º), em Porto Princípe. Será instaurado um inquérito policial militar para apurar as circunstâncias do fato.

“O governo brasileiro transmite suas manifestações de consternação e tristeza aos familiares do soldado pela perda pessoal que sofreram e reitera seu compromisso de longo prazo com o Haiti e a Minustah [Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti]”, diz trecho da nota.

De acordo com o Ministério da Defesa, o soldado disparou um tiro de fuzil contra a própria cabeça, na base em que servia. O militar chegou a ser socorrido, mas faleceu a caminho do hospital. O militar de 21 anos integrava a Força de Paz no Haiti e servia no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (R C Mec), em Ponta Porã (MS).

O Itamaraty informou que as providências para o translado do corpo já foram iniciadas, mas ainda não têm data para ocorrer.

Da Agência Brasil