O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 da Agenda 2030 da ONU incentiva o consumo e produção responsáveis e sustentáveis. Pensando nisso, cientistas de todo o mundo têm buscado formas de transformar a produção dos produtos que já usamos em processos ecológicos. Desta vez, a solução mais sustentável chegou para o detergente.
Com ingredientes naturais, renováveis e de fácil acesso, o novo detergente é feito à base de nanofibras de celulose de madeira e zeína, que é uma das principais proteínas do milho. Assim, o produto é uma alternativa sustentável e também é viável para produção em larga escala.
O estudo publicado na revista Langmuir, portanto, aponta que o detergente ecológico é uma forma de combater os impactos ambientais das substâncias químicas nocivas utilizadas na produção do detergente convencional.
Detergente ecológico
O detergente ecológico desenvolvido a partir de nanofibras de celulose e zeína surge da combinação de uma emulsão que é capaz de atrair e reter a oleosidade das manchas, então é uma solução eficaz para a limpeza.
A estratégia dos cientistas para reduzir o impacto ambiental é a substituição dos surfactantes sintéticos, que possuem difícil decomposição e são potencialmente tóxicos, sobretudo para ecossistemas aquáticos. Com isso, para o novo detergente, os cientistas escolheram um tipo de formulação chamado de emulsão Pickering.
Nesta formulação, as partículas sólidas — em vez de surfactantes sintéticos — são utilizadas para estabilizar a mistura. A partir daí, eles fizeram testes de capacidade de remoção de manchas de tinta, óleo de pimenta e pasta de tomate de tecidos de algodão. Também houve testes em utensílios domésticos de vidro, cerâmica, metal e plástico.
Comparações
O detergente também passou por comparação com o detergente de louça convencional e o sabão em pó. O produto apresentou desempenho inferior ao sabão em pó em tecidos de algodão com quantidade na mesma proporção e superior com concentração maior (5% do detergente ecológico contra 1% de sabão em pó).
Em relação aos utensílios de cozinha, o desempenho apresentado teve resultado semelhante ao ser diluído na mesma proporção. Mas o detergente ecológico demonstrou maior eficiência de limpeza em relação ao produto comercial com uma quantidade levemente maior.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.
Leia mais: