Para a abertura do último dia de prova do Rally Berohokã, a saída foi realizada da cidade de Cocalinho (MT), ao lado da pista de Jeep Cross, pista criada pelo prefeito Luiz Henrique para a disputa do campeonato matogrossense. Ele é um dos favoritos ao título estadual. Depois de passar por terrenos bastante arenosos na sexta, por uma trilha de estrada bastante vermelha e barro no sábado, o domingo e último dia de prova foi um verdadeiro tira-teima e o divisor de águas.
Nos primeiros 100km, os rallyzeiros puderam correr em um terreno um pouco mais tranqüilo, com bastantes retas e uma terra bem vermelha. O carro 83, dupla feminina de Brasília, com um problema mecânico teve que abandonar a competição. Fato que deixou as meninas arrasados por não conseguir completar a prova. Mas, mal sabiam que de certa forma tiveram muita sorte. Porque se houvesse a quebra um pouco mais a frente a situação seria bastante complicada pela distância entre as cidades.
Este foi o trecho mais inabitados de todos os 1450 km. Foram 450 km de grandes fazendas sem qualquer sinal de vida humana. O Rally Berohokã passou em frente a sede da fazendo do cantor e deputado Frank Aguiar. Depois da metade da prova, o terreno foi mudando para longas retas que oscilavam entre areias, terra vermelha e terrenos alagadiços. Neste trecho vi uma fazenda muito interessante, seguida por umas dez casinhas e um grande maquinário que está abandonado. O casarão, semelhante aqueles que podemos ver nas novelas de época, também abonado está em forma de U, com vários móveis empoeirados e a distância pareciam que existiam vários cômodos.
Neste trecho, alguns integrantes da equipe de apoio se atrapalharam na planilha do rally e pegaram o caminho errado e percorreram cerca de 8 km. Quando perceberam que as informações da planilha não batiam com as do relevo, contataram o rádio e ai entrou em ação a turma limpa-trilha. Demoramos cerca de 1h30 para encontrar o pessoal e retomar a trilha. Assim o novo comboio foi formado por quatro camionetes, uma moto e um quadriciclo.
A prova foi encerrada na fazenda do Caju, cem quilometro antes do previsto. Isto porque o corpo de bombeiros e o Ibama não autorizaram que os carros atravessassem o Parque do Araguaia. Isto para segurança dos competidores e também dos animais. A partir da fazenda do Caju, todos desceram para a balsa e atravessaram o rio das Mortes, próximo a cidade Novo Santo Antônio (MT), local programado para descanso e abastecimento. O quadriciclo puxava para dentro da balsa os carros que atolavam muito próximo de entrar na balsa.