O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou por meio de nota a operação deflagrada na manhã desta terça-feira (30), no Tribunal de Justiça (STJ) em Goiás, realizada inclusive nos gabinetes dos desembargadores Gilberto Marques Filho e Orloff Neves Rocha no Tribunal de Justiça de Goiás (STJ) e do juiz Ronnie Paes Sandre. O STJ investiga suspeitas de venda de sentença e outros crimes em favorecimento da empresa Centroalcool, de Inhumas.

Segundo o STJ, a operação investiga “uma série de diligências externas de uma ampla investigação que busca apurar a prática de diversos crimes, possivelmente, cometidos por magistrados, advogados, empresários e servidores públicos em ações judiciais de uma grande empresa em recuperação judicial onde decisões judiciais podem ter sido objeto de negociação criminosa.” A operação foi acompanhada pessoalmente pelo ministro Campbell Marques, relator do inquérito e que autorizou as buscas.

O STJ informou ainda que nesta etapa, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em endereços, públicos e privados, de parte dos investigados, a fim de coletar mais provas para a conclusão das investigações que seguem sob sigilo judicial, decretado pelo ministro.

“Após o cumprimento de todos os mandados, o material coletado será periciado e submetido à análise técnica do MPF e da Polícia Federal que verificarão a necessidade de eventuais novas diligências”, informou o STJ.

A Associação dos Magistrados do Goiás (Asmego) disse por meio de nota que “acompanhará o desenrolar dos acontecimentos, certa de que aos magistrados investigados será assegurado o devido processo legal. (Veja aqui.) O TJGO não quis se manifestar alegando o sigilo do processo. As buscas e apreensões ocorreram na residência, nos gabinetes dos magistrados no TJGO e nos escritórios de advocacia dos alvos dos mandados.

Confira a seguir os alvos de busca e apreensão:
– Desembargador Gilberto Marques Filho
– Desembargador Orloff Neves Rocha
– Juiz Ronnie Paes Sandre
– Advogada Caroline Ávila Marques Sandre, filha do desembargador Gilberto Marques Filho
– Advogado Ricardo Miranda Bonifácio
– Alceu Pereira Lima Neto, empresário da Centroalcool
– Sandro Ângelo Mascarin, empresário da Centroalcool