Talvez o dia mais importante do ano de 2013 para o futebol brasileiro seja esta sexta-feira (27). Mesmo sem qualquer competição dentro de campo, já que ainda está ativo o período de férias, a partida será fora de campo: no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A partir das 11h desta sexta-feira estarão em pauta os julgamentos de Vasco, Portuguesa, Flamengo e Cruzeiro, que podem alterar o resultado final da Série A obtido em campo.

A grande novidade é o julgamento do Vasco, que pede a impugnação da partida contra o Atlético-PR, na última rodada da competição, quando o time cruzmaltino foi goleado e acabou rebaixado para a Série B. O confronto registrou o episódio lamentável da briga generalizada entre torcedores das duas equipes, e o time carioca alega que a partida não tinha segurança necessária para continuar, além de alegar que o árbitro recomeçou a partida após 73min, quando o regulamento diz que o tempo limite é 60min.

Os casos de Portuguesa e Flamengo já são conhecidos, resultantes das escalações irregulares de Héverton, da Lusa, e André Santos, do Fla, quando ambos estavam suspensos. No início do mês, na 1º Comissão Disciplinar, ambos foram punidos com a perda de quatro pontos, o que resultado na queda do time paulista para a Série B e a salvação do Fluminense do rebaixamento.

Já o julgamento do Cruzeiro pode servir até de precedente para o julgamento da Lusa. O caso trata do goleiro Elisson, jovem da base, que foi relacionado para a partida contra o Vasco sem ter um contrato válido com o clube mineiro. No primeiro julgamento, o Cruzeiro foi absolvido, mas pode perder três pontos no Pleno. Mesmo assim, não perderia o título brasileiro, já que ficou 11 pontos à frente do Grêmio.