Goiás ainda não figura na lista dos estados com definição para o retorno das aulas presenciais. A decisão do governo estadual de manter suspensas as atividades em sala na rede pública estadual de ensino foi tema do Super Sábado #203. De acordo com a gestão, o Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp) não presenciais será retomado e vai, inicialmente, até o dia 31 de agosto. A decisão foi baseada nota técnica nº 11/2020 da Secretaria de Estado da Saúde.

 

“A gente precisa unir forças para encontrar uma solução para isso. Ninguém é irresponsável de colocar, seja criança, auxiliar ou professores, dentro de uma escola sabendo que há riscos para a vida. Mas temos que estudar um planejamento para quando isso for possível,  porque os protocolos hoje são muito extensos”, destaca o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia, Flávio Roberto.

O presidente se refere ao protocolo criado pelo Ministério da Educação (MEC), visando o retorno das aulas presenciais. Nesta semana, o governador Ronaldo Caiado, por exemplo, defendeu o reabertura das escolas somente quando houver vacina para a Covid-19.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), Bia de Lima, explica que a preocupação com a saúde de todos existe, mas admite que os professores enfrentam dificuldades para adaptar as aulas online. “Foi um malabarismo, durante os meses de maio e junho, construir aulas não presenciais para muitos que não tinham essa experiência”, pontua.

A superintendente da Secretaria de Educação de Goiás (Seduc), Osvany Cardoso, destaca que a pasta já vem trabalhando com orientações para a retomada de aulas não presenciais, e que as atividades desenvolvidas no primeiro semestre, como videoaulas, materiais impressos e suporte às escolas, serão mantidos a partir de segunda-feira (3).

Sobre um possível retorno às salas de aula, Bia de Lima afirma que nenhum protocolo é capaz de evitar por 100% o contágio dentro das escolas. “Como vamos evitar que crianças tenham contato com esse ou aquele objeto? Fazer o uso do álcool agora, e depois? Essa é uma realidade tão complexa que me preocupo profundamente”, conclui.

O painel do Ministério da Saúde mostra Goiás na 15ª posição em número de casos em todo o país.

Boletim Epidemiológico covid-19

Confira os estados que já programaram a volta das aulas presenciais:

Maranhão – 10 de agosto

Rondônia –  agosto (a definir)

Tocantins – setembro (a definir)

Rio Grande do Norte – 17 de agosto

Distrito Federal – 31 de agosto

Acre – 8 de setembro

Santa Catarina – 8 de setembro

São Paulo – 8 de setembro

Piauí-  22 de setembro

Paraná – setembro (a definir)