A Superintendência de Direitos Humanos (SDH), da Secretaria de Segurança Pública e Justiça (SSPJ), ganhou nova sede nesta terça-feira (28). O prédio do antigo 5º Distrito Policial, situado em Campinas, foi reformado para receber provisoriamente a Superintendência e a Ouvidoria-Geral de Polícia, além dos Conselhos Comunitários de Segurança, Deliberativo do Programa de Proteção à Testemunha e Vítimas Ameaçadas, Conselho Estadual de Direitos Humanos e Conselho Estadual Antidrogas.
A reforma foi realizada por reeducandos do regime semi-aberto e menores infratores. O prédio foi cedido a SDH pela Polícia Civil. “Aqui nós vamos ter um espaço de interlocução com o cidadão. Porque são vários conselhos importantes, todos em nível de Estado. A nossa proposta é por meio desse imóvel, mesmo que modesto, fazer uma interlocução mais efetiva com a sociedade civil do Estado. Porque os problemas que enfrentamos, como é o caso das drogas, requerem as ações em rede e nós não vamos conseguir avançar se não tivermos essa parceria entre Estado e sociedade”, argumentou o superintendente de Direitos Humanos, delegado Edílson de Brito.
O secretário de Segurança Pública e Justiça, João Furtado, ressaltou que o prédio faz parte da história da SSPJ e da Policia Civil. Ele pontuou ainda que a Superintendência de Direitos Humanos tem sido valorizada em sua gestão e congrega todas ações preventivas da secretaria. “Ela tem merecido destaque porque faz o contrapeso com as ações repressivas de criminalidade que a secretaria tem que fazer, e as ações de prevenção, de apoio a diversos segmentos da sociedade”, informou Furtado.
A delegada-geral da Polícia Civil, Adriana Accorsi, manifestou satisfação na inauguração da nova sede. Ela afirmou que o prédio que estava abandonado e era usado ilegalmente por usuários de drogas volta a servir a comunidade. A nova sede da SDH está localizada na Rua José Hermano, quadra 25, nº 1.040, no Setor Campinas (no antigo 5º DP – atrás da praça Joaquim Lúcio), em Goiânia.
Do Goiás Agora.