Nesta terça-feira (11) a Fifa registrou o desenho do mascote da Copa do Mundo de 2014 no site de patentes europeias (OHIM). O tatu-bola foi confirmado como o animal escolhido para representar o Brasil. O nome será escolhido por votação pela internet, assim como foi com o nome da bola, que se chama Brazuca.

A Fifa disponibilizou imagens em preto e branco e em 3-D do tatu-bola, que será amarelo com casco azul. O “Tolypeutes tricinctus” surgiu em uma ideia no Ceará e foi apresentada em fevereiro ao Ministério do Esporte a ao Comitê Organizador Local (COL) pela ONG Associação Caatinga, idealizadora do projeto.

A Associação explica que esse tipo de tatu é o mais ameaçado do Brasil e que a caça já o fez desaparecer de vários estados. A ONG lembrou a origem do nome tatu-bola, que foi dado devido à habilidade de curvar-se sobre si mesmo para se proteger e ficar no formato de uma bola.

Na Copa do mundo de 2010, o animal escolhido pela Fifa para representar a África do Sul foi um Leopardo de cabelo verde, chamado de Zakumi.