Foto: Arquivo pessoal
{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/661653314&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}
Na próxima semana, a partir do dia 10, a Divisão de Acesso do Campeonato Goiano terá início para decidir os dois clubes que farão parte da primeira divisão em 2020. Entre as partidas que abrirão a rodada, o Aparecida enfrentará o Trindade no Abrão Manoel da Costa, às 16h, no sábado (10). Duas equipes que entram na competição apostando na sua força na base, mas com alguns jogadores experientes reforçando o grupo.
No caso do Aparecida, além do veterano Vítor, campeão goiano com Crac e Goiás e que estava no Goiânia, foram contratados também Lusmar, volante revelado pelo Goiás e ex-Aparecidense, assim como o goleiro Wallace. O Leão contará com jogadores formados no Vila Nova, a exemplo do lateral-direito Crystian, ex-Santos, e do volante Alexandre Vecchi. O zagueiro Bruno Bêra é outro que passou pelo Onésio Brasileiro Alvarenga.
Quem explica a montagem do elenco é João Marcos Farias, que comandará a equipe nesta Divisão de Acesso. “Essa mescla é uma aposta que eu fiz, com uma proposta de jogo mais organizada, e apostando na base. Nós temos um material muito bom na base que eu trabalho aqui há dois anos”, destaca o treinador, vice-campeão goiano com o time sub-17 do clube e que foi auxiliar de Rogério Mancini na Terceira Divisão, também vice-campeão.
Goiano de Novo Brasil e com apenas 36 anos, João Marcos é professor de Educação Física e tem a licença B de treinador da CBF. Além do Aparecida, trabalhou na escolhinha do Flamengo e nas categorias de base da Aparecidense e do Campinas. “Nessas duas semanas de trabalho estamos vendo resultado e o apoio que Vítor, Lusmar e outros estão dando ao meninos que subiram do sub-17 e do sub-20 para o profissional”, destaca.
Apesar de ser de Aparecida de Goiânia, atualmente o Leão está treinando no CT Sussumo Taia, na saída para Goianira, e também terá que jogar longe do Annibal Batista de Toledo, fechado para obras. Nesta Divisão de Acesso, Trindade será a casa da equipe, e o treinador ressalta que a mudança “atrapalha, porque já jogamos no ano passado no Annibal, mas também temos que nos adaptar à situação e ao estádio”.
O clube, que tem foco maior nas categorias de base, pretende alçar voos maiores desta vez. Afinal de contas, o Aparecida nunca esteve na principal divisão do Campeonato Goiano, e o acesso, claro, é o objetivo nesta temporada. “Todo mundo quer vencer na vida, principalmente no futebol. Não temos espaço para não ter outro resultado que não a vitória”, ressalta João Marcos.
De qualquer forma, o treinador reconhece que o grupo ainda não está completo e afirma que “minha equipe ainda está em formação, mas quando ela estiver pronta meu objetivo é sim brigar pelo acesso”. João enxerga Anápolis e Jaraguá como os favoritos, sem esquecer do América de Morrinhos e do Trindade, “e a nossa função é correr por fora”. Lembrando, apenas dois clubes serão promovidos para o Goianão 2020.