Foto: Reprodução/Sagres TV 

Pela primeira vez, o número de vagas ofertadas no ensino superior à distância no Brasil ( 7,1 milhões), superou o dos cursos presenciais, (6,4 milhões). Os dados são do Censo de Educação Superior 2018 do Ministério da Educação (MEC). Uma das explicações para esse crescimento é a flexibilidade. A consultora escolar Ester do Prado Araújo já tinha feito uma graduação presencial em Biologia, agora, está no segundo semestre do curso EAD de pedagogia. “Hoje, posso fazer meus horários. Estudo no intervalo do serviço, quando chego em casa, no meu tempo. Na época do curso presencial, trabalhava o dia inteiro e tinha que ir para a faculdade à noite. O rendimento caía”.

Segundo o Censo de Educação Superior do Mec, em 2007, havia menos de 30 mil alunos matriculados em curso superior à distância. Esse número subiu para 2 milhões no ano passado. Apesar do grande crescimento no número de vagas ofertadas, a quantidade de alunos matriculados em cursos EAD ainda representam 24% do total de matriculados.

Karina Duarte, já perdeu as contas de quantos cursos fez de forma online. Especialista em desenvolvimento humano, ela diz que o aluno precisa ter disciplina e foco para alcançar bom desempenho no EAD. Outra opção é usar e abusar das tutorias. Na Faculdade Araguaia, uma das primeiras a oferecer cursos superiores à distância em Goiânia, professores ficam de plantão para tirar dúvidas pela internet ou de forma presencial.

Na Faculdade Araguaia o número de alunos que fazem cursos à distância nos vários polos já superou a quantidade dos estudantes que optam por graduações presenciais. “No ano que vem, vamos aumentar a quantidade de curso EAD de 2 para 17”, explicou Leandro Vasconcelos Baptista, coordenador do Ensino à Distância da Faculdade.

Karina Duarte explica que o diploma de curso superior EAD tem o mesmo valor da graduaçao presencial. E conta que se os alunos precisam estar antenados e com muita disciplina, os professores também devem estar em constante atualização. “Há muita diferença entre dar aula para uma turma e para câmeras, ou seja, para centenas de alunos em várias partes do País e do mundo”. Leandro Vasconcelos Baptista disse que na, faculdade, os professores sempre passam por cursos de atualização.

Confira a reportagem de Silas Santos 

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/TivxO9f1AVg” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}