Goiás vem sobressaindo em técnicas de saúde. Pela primeira vez, uma cirurgia cardíaca por miniesternotomia foi realizada no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia.

O procedimento, feito pelo Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular da unidade, consiste em uma pequena incisão, com média de 9 centímetros, e que traz inúmeros benefícios com a mesma segurança das cirurgias convencionais, principalmente para o paciente, como explicou o médico Dilmar Cunha, cirurgião cardiovascular da equipe.

“O paciente de 57 anos apresentava uma alteração na válvula aórtica do coração, que precisava ser substituída. Para este procedimento foi escolhida uma incisão menor, que possibilita um resultado estético favorável e facilita a recuperação no pós-operatório, uma vez que o esterno é minimamente afetado”, afirmou Cunha.

O paciente, Aredio Pereira Duarte, disse que foi muito bem tratado pela equipe médica, e que passou a ele muita segurança durante o procedimento inédito no hospital.

“Saber que passaria por um procedimento inédito realizado na unidade me trouxe algumas preocupações e dúvidas, mas que foram todas sanadas pela equipe médica, todos eles me explicaram como seria a cirurgia e os benefícios que eu teria com ela, me transmitindo muita confiança, assim pude ficar mais tranquilo. Aqui no Hugol a minha experiência foi magnífica, todos me trataram com muito carinho, atenção e respeito, desde o pessoal da limpeza até a equipe assistencial”, relatou.

De acordo com o Hugol, a busca por inovação científica é um compromisso diário, e que a unidade investe esforços para trazer o que há de melhor e mais seguro para usuários e pacientes, fortalecendo o propósito que é cuidar de vidas.

Leia mais