Nesta segunda-feira (12), a tenista Beatriz Haddad Maia ganhou o prêmio de atleta que mais evoluiu no ano pela Associação de Tênis Feminino (WTA), e se tornou a primeira brasileira a vencer uma categoria de Melhores do Ano da WTA, premiação criada em 1977.

“É um prêmio que representa bastante para a minha equipe. A gente vem trabalhando duro e todos merecem e fazem parte dessa conquista. Isso só nos inspira e dá mais motivação para seguir firme traçando novos objetivos. Vamos com tudo em 2023”, destacou Bia.

A paulista de 26 anos teve uma grande temporada em 2022, com quatro títulos no circuito WTA entre simples (Nottingham e Birmingham em 2022) e duplas (Sydney e Nottingham em 2022), saltando da posição 82 para o 15º lugar no ranking mundial de simples, e da posição 481 para a 13ª colocação nas duplas.

Neste ano, Bia igualou marcas de tenistas históricas do Brasil como Maria Esther Bueno e Cláudia Monteiro, ao chegar na final de duplas do Aberto da Austrália. Também foi a primeira brasileira a se classificar para as finais da WTA na categoria.