O dinheiro está liberado desde esta quarta-feira, dia 04. Também foram depositados os benefícios daqueles que recebem até o piso previdenciário e têm cartão com final 8. A folha de fevereiro paga, até amanhã 5 de março, mais de 27 milhões benefícios em todo o Brasil.
Termina dia 15 o prazo para quem tinha dinheiro na caderneta de poupança, em março de 1990, entrar na Justiça e solicitar a recuperação das perdas ocasionadas pelo Plano Collor I, devidamente atualizadas e com correção monetária. O pedido pode ser feito pelos poupadores cujas contas aniversariavam entre os dias 15 e 31 daquele mês.
Na época, por causa do pacote econômico do governo do então presidente Fernando Collor de Mello, os bancos deixaram de aplicar 41,28% nos rendimentos das cadernetas de poupança, prejudicando muitas pessoas.
A restituição do rendimento vale para todos aqueles – pessoas físicas ou jurídicas – que mantinham saldo até o limite não bloqueado na caderneta de poupança nos meses de março, abril, maio e junho de 1990 e fevereiro de 1991 em qualquer banco do País, mesmo que ela já tenha sido encerrada.
Após esse prazo, o dinheiro que hoje ainda está à disposição dos investidores será incorporado ao patrimônio dos bancos e as pessoas perderão o direito de recuperá-lo.