A coordenadora da Área do Patrimônio Público e Terceiro Setor do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público de Goiás, Fabiana Zamalloa, explicou à Sagres 730 nesta quarta-feira (19) que a audiência pública realizada pelo Ministério Público de Goiás e o Ministério Público Federal em Goiás com representantes de partidos políticos teve como objetivo de instigar os partidos a atuarem com integridade e legitimidade no processo eleitoral.

“Nós idealizamos essa iniciativa com intuito de instigar entre os partidos e na população a conscientização e atuação voltada a integridade e lisura do pleito, especialmente diante de alguns problemas que tem preocupado a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Estadual que está relacionada às candidaturas fantasmas femininas, o financiamento público de campanha e as fake news”, afirmou. “Essas foram as questões objetos de debate e que foram colocadas para ação de um compromisso público ético-social de respeito e cumprimento daquilo que a legislação determina”, completou Fabiana Zamalloa.

Representantes de 13 partidos compareceram no encontro virtual, entre eles PROS, PSDC, DEM, PSDB, Unidade Popular, PSL, PSC, Rede, Republicanos, Patriota, PTB, PP e PRTB. De acordo com a coordenadora da Área do Patrimônio Público e Terceiro Setor do CAOs, depois das discussões o termo de compromisso público será encaminhado para os partidos para adesão formal. “O objetivo foi realmente instigar esse debate e expor à sociedade a necessidade de conscientização para que cobrem dos partidos e seus candidatos o cumprimento dessas disposições legais”.