Nesta terça-feira (14) o Secretário de Educação, Thiago Peixoto, respondeu na RÁDIO 730 às críticas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (SINTEGO), sobre a pré-seleção de diretores de escolas. 

 

Ele declarou que é necessário que as escolas tenham a gestão de diretores altamente qualificados para o cargo.

“95% dos alunos que terminam o ensino médio no Estado de Goiás, terminam sem o conhecimento básico em matemática. Para mudar esta realidade, precisamos de pessoas preparadas, e é o que a Secretaria vem oferecendo”, argumenta.

Avaliação e curso à distância

Diante da imagem ruim que os não selecionados para a direção da escola ficam após a reprovação na pré-seleção, Thiago Peixoto afirmou que nessas escolas vai haver um recomeço do processo.

“Não vamos gerar um processo de indicação para diretores nas escolas. O profissional que volta para a escola terá condição de se requalificar e tentar mais uma vez para entrar neste curso que estamos oferecendo”.

O Secretário disse que os professores reprovados na pré-seleção para diretor de escola farão novo curso à distância e nova prova em cima do conteúdo dado. Segundo ele, o que se pede na avaliação são princípios muito básicos de gestão.

IDEB

De acordo com Thiago Peixoto, a escola que não atingir o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB), o diretor pode se afastar depois de processo administrativo.

“Vamos verificar se de fato ele tem responsabilidade ou não com a melhoria da qualidade da educação. A vítima da educação de má qualidade não é o diretor reprovado, e sim o aluno. Estamos dispostos a promover as mudanças necessárias, mesmo que elas gerem esses desconfortos”, relata.

Thiago Peixoto destacou que o processo vai ocorrer entre o mês de julho e primeira semana de agosto. A expectativa é que até o dia 15 de agosto tudo já esteja terminado.

Gratificação

O Secretário ainda disse que houve um aumento no começo do ano de 45% no salário dos diretores, o que aumentou o número de inscritos no processo de seleção.

Segundo ele, o valor do salário pode chegar a R$ 2.500,00.

“Qualquer que seja o tamanho da escola, esse aumento ocorreu”, alega.