Nesta manhã, a Chama Olímpica chegou em Brasília. Após ser acesa no dia 21 de abril, na tradicional cerimônia realizada na cidade de Olímpia, em frente ao Tempo de Hera, a tocha percorreu algumas cidades gregas, como a capital Atenas, e passou também por Genebra, na Suíça, para uma cerimônia na Organização das Nações Unidas (ONU), e pelo Museu Olímpico, localizado em Lausanne, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional.
Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico do Brasil e do Comitê Rio 2016; Giovane Gávio, bicampeão olímpico com a seleção de vôlei; Gustavo Chelles e Romy Hayashi,os criadores da tocha, e alguns jornalistas estavam no voo que trouxe a chama.
A presidente Dilma Rousseff fez um pronunciamento antes de acender a pira olímpica. ” “Acredito que hoje é um dia especial. Os Jogos são um chamamento à paz. Dou com muito orgulho as boas vindas à Chama Olímpica. A emoção vai ficar marcada na memória, coração e historia do Brasil”.
Após fazer um pronunciamento, a presidente acendeu a pira e, às 9h55, foi iniciado o revezamento em solo brasileiro, que vai durar 95 dias e passar por 335 cidades. Dilma passou a tocha para Fabiana Claudino, capitã da seleção brasileira de voleibol feminino e bicampeã olímpica (2008 e 2012), que conduziu a chama na saída do Palácio do Planalto.
O segundo a carregar a tocha foi Artur Ávila Cordeiro de Melo, primeiro pesquisador brasileiro e da América Latina a receber a Medalha Fields, considerada o Nobel da Matemática. Em seguida, foi a vez de Gabriel Hardy, de apenas 16 anos, aluno da rede pública de Sobradinho-DF e que acumula prêmios e conquistas, como o Campeonato Brasileiro juvenil e o terceiro lugar no Sul-Americano de caratê, conduzir o fogo olímpico.
O ginasta Ângelo Assumpção, tido como uma das promessas brasileiras da modalidade; Aurilene Vieira de Brito, professora piauiense; Hanan Khaled, jovem síria de 12 anos, que mora em São Paulo; Adriana Araújo, única mulher brasileira medalhista Olímpica no boxe; o campeão mundial de surf Gabriel Medina; Paula Pequeno, atleta do vôlei; e Vanderlei Cordeiro de Lima, ex-maratonista, que foi bronze nas Olimpíadas de Atenas-2004, também carregaram a tocha.
A Tocha Olímpica passará por 15 cidades do estado de Goiás. A passagem por Goiânia vai acontecer no dia 5 de maio. Confira as datas que as cidades goianas irão receber o fogo olímpico:
04/05 – Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Anápolis
05/05 – Itaberaí, Cidade de Goiás, Inhumas e Goiânia
06/05 – Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas
07/05 – Pires do Rio, Ipameri e Goiandira