Cruzamento da Rua 90 com Avenida Deputado Jamel Cecílio, na Praça Delmiro, no Setor Marista, onde será construída a trincheira (Foto: Google Street View)

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O trânsito na Rua 90, no sentido Centro-Setor Pedro Ludovico e no sentido oposto vai mudar a partir da próxima segunda-feira (1º). Haverá um desvio nos dois sentidos para interdição da Rua 90 entre a Praça do Cruzeiro e a Rua 115.

A interdição ocorrerá para realização das obras da trincheira que passará por baixo da Praça Delmiro Paulino da Silva, na confluência da Rua 90 com a Avenida 136. A trincheira faz parte das obras do BRT e incluem a revitalização da pista, a construção de estações de embarque e a reforma do Terminal Isidória, no Setor Pedro Ludovico. A prefeitura de Goiânia promete concluir a obra da trincheira e a reforma da pista em 30 de novembro deste ano.

Em entrevista à Sagres 730 nesta sexta-feira (29), o secretário de Infraestrutura (Seinfra), Dolzonan da Cunha Matos, afirmou que o desvio no trânsito ocorrera nos dois sentidos. Quem vier da Praça Cívica em direção à Rua 90 terá de virar à direita na Rua 89, Setor Sul, depois passar pela Rua 132, seguindo pela 136, 135 para então retornar à 90. Já em sentido oposto, o desvio será pela Rua 115, Rua 88 até a Praça do Cruzeiro. A Avenida 136 não será interditada
durante a obra da trincheira.

Dolzonan explicou que a prefeitura manterá três frentes de obras na linha do BRT, entre o Recanto do Bosque, na região noroeste da capital, e o Terminal Isidória. A primeira é a trincheira da 90 e a revitalização de seu entorno. A segunda começou nesta quinta-feira. São as obras de drenagem, revitalização do asfalto e construção das estações de embarque e desembarque de passageiros na Avenida Goiás, entre o Córrego Capim Puba, no Setor Norte
Ferroviário, até a Praça Cívica, no Centro.

A prefeitura vai mudar toda a rede pluvial do trecho de 2,6 km de extensão para acabar com os alagamentos que se verificam na região, em especial nas proximidades da Avenida Anhanguera. “Vamos colocar aquedutos de 50 centímetros de diâmetro na Praça Cívica. Já nas proximidades do Capim Publica esses aquedutos terão 1,60 metro de diâmetro”, informou.

As obras serão realizadas ao lado do meio-fio, nas proximidades das calçadas e seguirá em sentido Norte-Praça Cívica. Concluída essa fase, os operários vão mudar de pista e seguir no sentido Praça Cívica-Região Norte. Esta será a mais longa das três frentes de obras. A previsão de sua conclusão é outubro de 2020.

Por fim, a terceira fase será a construção do novo Terminal Isidoria. Segundo Dolzonan, primeiro será construído um terminal provisório a 250 metros do atual. A Prefeitura gastará 60 dias nessa obra e só depois iniciará a derrubada e construção do novo terminal, obra que vai durar um ano. A previsão de conclusão dessa terceira fase será em junho de 2020.

As obras do BRT foram iniciadas na gestão do prefeito Paulo Garcia e paralisaram em 2016, no final do governo por falta de contrapartida do Município. Elas foram retomadas apenas em agosto de 2017, depois de uma longa negociação entre o prefeito Iris Rezende, a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades.

Está licitado o trecho Recanto do Bosque–Terminal Isidoria, de 17 kms. O trecho seguinte, entre o Isidória e o Terminal Cruzeiro será licitado agora pela Prefeitura. O secretário acredita que poderá iniciar esse trecho ainda neste governo, mas ainda não tem cronograma. Também não há previsão de licitação nem de início da obra para o último trecho do BRT, entre os Terminais Cruzeiro e Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia.