Sanna Bomtempo será presidente de mesa nas eleições de outubro. Há vários anos ela faz o mesmo trabalho. Desta vez, a uma particularidade. Ela amamenta a filhinha Morgana de apenas cinco meses. Poderia ser um empecilho, mas para Sanna não há tempo ruim. Ela participou de treinamento oferecido pelo Tribunal Regional Eleitoral para os presidentes de mesa. Morgana estava com ela.
O presidente de mesa é a autoridade máxima de uma seção eleitoral. Ele é responsável por coordenar todo o trabalho na seção. Só está abaixo do juiz eleitoral. Sanna Bomtempo descreve que a luta pela democracia foi grande. Para ela não deve haver empecilhos.
“Eu já trabalho mais de dez anos, gosto de exercer a minha função de cidadã, vou ajudar o país. Nós lutamos há tantos anos para ter o direito de votar, as mulheres também lutaram para exercer esse direito então é mais uma forma de mostrar que não existe empecilho para estar exercendo o direito de cidadã e contribuir para o nosso país”, explicou Sanna.
Até a sexta-feira da próxima semana, os presidentes de mesas das diferentes zonas eleitorais de Goiânia estão assistindo vídeos ilustrativos de como ocorre uma eleição, urnas biométricas, slides pontuando informações importantes sobre as ações no dia em que ocorrerá a eleição, ou seja, a partir das 7H até a finalização da votação e entrega das urnas aos juízes eleitorais no dia 7 de outubro. Eles também estão recebendo um malote contendo o manual do mesário, passo a passo das ações, além dos requerimentos de justificativas, caderno de votação e demais documentos necessários ao encaminhamento normal e providências a serem tomadas em casos específicos. A chefe de cartório eleitoral, Daniele Prado, relata que a instrução aos presidentes de mesa pode evitar diversos problemas.
“Olha a gente busca orientar os mesários da melhor forma possível para que ele tome as providências necessárias no dia da eleição. Por exemplo, pessoas que tentam tumultuar , eleitores que chegam bêbados para votar, alguns problemas que acontecem na urna eletrônica, pode dar algum defeito. Todos os problemas que podem acontecer a gente busca orientar eles aqui para evitar esse tipo de coisa no dia”, justificou Daniele.