A noite desta quinta-feira de Libertadores será a última com jogos da fase de grupos desta temporada de 2013. E será uma noite decisiva, com três brasileiros em campo que vão definir as Oitavas de Final e também tentar levar o Brasil com todos os representantes desta edição à fase eliminatória. Palmeiras e Grêmio tem compromissos fora de casa, enquanto o Flu joga “em casa”, no estádio de São Januário.

Grupo 2

Os dois jogos do grupo acontecem às 19h45 e um confronto direto define o segundo classificado, já que o Palmeiras obteve sua classificação na quinta-feira passada. Em Assunção, o Libertad encara o Tigre/ARG, no Defensores Del Chacho, e um empate pode classificar o time paraguaio até na 1º colocação. No outro jogo, em Lima/PER, o Sporting Cristal, já eliminado, enfrenta o Palmeiras. Para se classificar em primeiro sem depender de outros resultados, o Palmeiras precisa vencer o time peruano. Empate alviverde e vitória do Libertad classificam o Palmeiras na 2º colocação.

Grupo 8

No grupo dos brasileiros, Grêmio e Fluminense jogam por um empate para irem à próxima fase. O Flu encara o Caracas, às 22h, em São Januário. Líder com oito pontos, uma vitória simples tricolor classifica o time carioca na primeira colocação e uma derrota pode eliminá-lo. No Chile, o Grêmio enfrentará o Huachipato, no mesmo horário. Os dois times tem o mesmo número de pontos (7), mas o Tricolor gaúcho tem dois gols a mais no saldo.

Combinações ingratas

De duelos nas Oitavas de Final, apenas Atlético/MG e São Paulo já é um confronto definido e que não se altera com os resultados desta quinta-feira. No pior contexto para o Brasil, pode-se ter três confrontos entre brasileiros na próxima fase. Se o Palmeiras empatar sem gols com o Sporting Cristal, o Libertad vencer sua partida, assim como Grêmio e Fluminense, as oitavas terão Atlético/MG x São Paulo, Fluminense x Grêmio e o derby paulista entre Corinthians x Palmeiras.