Após uma reunião com 50 comerciantes de Trindade, o prefeito da cidade, Marden Júnior, determinou novas medidas restritivas ao comércio. O prefeito não seguirá o decreto de Lei Seca, assinado pelo governador de Goiás, mas adotará protocolos próprios para combater o avanço da Covid-19.

Entre as iniciativas está a que restringe o comércio e o consumo de bebidas alcoólicas em locais de uso público ou coletivo a partir das 23h. À meia-noite todos os estabelecimentos devem estar fechados. Clubes e pesque-pagues podem ficar abertos até as 18h. A capacidade de frequentadores em cada local ficou definida em 60% do total.

Entre dezembro e janeiro houve um aumento de 90% de registros de pacientes que contraíram o vírus. Um estudo apresentado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) mostra que Trindade está em segundo lugar, no Estado, em transmissibilidade.

Durante a reunião, um empresário falou sobre as dificuldades de lidar com alguns clientes que insistem em não cumprir as regras, mas ponderou que é preciso ser duro nessa hora porque fechar tudo novamente seria pior para todos.

Fiscalização
No último fim de semana, o Departamento de Fiscalização de Trindade realizou uma força-tarefa e constatou inúmeras irregularidades, desde ausência de distanciamento social, capacidade de clientes em cada estabelecimento acima do permitido, frequentadores sem máscara de proteção e não utilização de álcool em gel.

Nova reunião
O prefeito Marden Júnior pediu que todos os comerciantes sigam as regras para que diminua o número de infectados em Trindade. As próximas duas semanas devem ser de cumprimento rígido ao novo decreto. Em 15 dias será realizada uma nova reunião com os donos de bares, restaurantes e similares para reavaliar a situação.

“A prefeitura vai realizar uma forte campanha educativa, mas precisa da ajuda de todos, comerciantes e população, para que possamos reduzir os números de casos da doença no município”, conclui Marden Júnior.