Com o objetivo de rastrear e monitorar pacientes infectados com coronavírus, a Prefeitura de Trindade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Governo do Estado de Goiás para testagem da população do município, por meio do aplicativo Dados do Bem.

Os testes em massa são considerados umas das medidas mais importantes no combate à Covid-19. O diretor clínico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Trindade, Elter Borges, estima que o pico da doença em Trindade, deve durar até o final de setembro, “acredito que nós estaremos nesse pico da doença por um período de 45 a 60 dias ainda”.

A secretária municipal de Saúde, Gercilene Branca, explica que, para a população participar do programa, basta baixar o aplicativo gratuitamente nas lojas virtuais (App Store e Google Play) e fazer uma autoavaliação, com respondendo a perguntas simples sobre sintomas e quadro de saúde.

“Cada pessoa tem que fazer o download da ferramenta e se cadastrar, com informações sobre nome, endereço, CPF e localização”, explica a secretária. “Com base nas respostas, a ferramenta leva em consideração a janela do teste PCR e seleciona as pessoas com perfil de caso suspeito”, salienta.

A pessoa com sintoma será selecionada para realizar o teste de coronavírus por meio de um QR Code no celular. Para fazer o procedimento, o morador tem que ir a um posto de coleta indicado e apresentar o código no celular.

Os paciente testarem positivo para o vírus, poderão indicar até cinco pessoas com quem tiveram contato. A testagem começa na próxima quinta-feira (13), em dois postos de coleta: Feira Coberta, na região Central e Subprefeitura, na região Leste. Os testes serão feitos presencialmente e por meio de drive thru.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou e ofereceu capacitação para os profissionais para atuar na organização, triagem, acompanhamento, testagem e atividade administrativa durante todo o período da ação.Também distribuirá equipamentos de proteção individual (EPI´s) para todos os envolvidos no projeto.

Passo a passo:

➡️ Baixe o aplicativo Dados do Bem gratuitamente nas lojas virtuais (App Store e Google Play)

➡️ Faça o cadastro com informações sobre nome, endereço, CPF e localização

➡️ Realize uma autoavaliação sobre sintomas e quadro de saúde

➡️ Com base nas respostas, a pessoa com sintomas será selecionada para realizar o teste por meio de um QR Code no celular

➡️ Se for selecionado, faça o teste a partir do dia 13 de agosto, em dois postos de coleta: Feira Coberta, na região Central, e Subprefeitura, na região Leste

➡️ Caso o teste seja positivo para o vírus, você poderá indicar até mais cinco pessoas com quem teve contato