A Universidade Federal de Goiás (UFG) abriu chamada pública para todo Estado, em busca de empresas ou ideias empreendedoras e inovadoras, para participarem de um projeto de pré-incubação e incubação do Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI-UFG).

Em entrevista à Sagres, o professor José Clecildo Barreto, Coordenador do CEI/UFG, afirmou que o projeto não é interno, ou seja, para professores, servidores e alunos, mas para todas as pessoas ou empresas que possuem CNPJ em Goiás e tenham uma ideia de negócio. Barreto explicou o que é o projeto.

“A incubadora estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Elas podem ser industriais ou de prestações de serviços, principalmente de base tecnológica. Mas pode ser também para manufaturas leves, uma formação complementar de empreendedorismo, que muita gente às vezes faz só no sentimento, e falta uma fundamentação, uma teoria”. 

Segundo o professor, a UFG está prevendo 20 empresas no processo de incubação e até 15 projetos de pré-incubação e relatou que o papel da universidade será de capacitação, formação e treinamento dos empresários. Na entrevista, José Clecildo Barreto também esclareceu como será a seleção dos projetos inscritos.

“Nós vamos avaliar essas empresas por uma banca e elas vão ser selecionadas dentro de eixo de gestão, de empreendedorismo, qual é a ideia de negócio, se ela usa tecnologia e essa tecnologia pode ser dentro de uma área do agronegócio, como da área da informação, de biotecnologia ou de gestão de pessoas, a questão de capital”, pontuou.

Barreto afirmou que a questão do capital é importante, pois por serem empresas e possuírem CNPJ, não estarão isentas de pagar impostos. O Coordenador também comentou sobre as expectativas com o desenvolvimento do projeto.

“A gente quer muito receber boas ideias e a gente sabe que esse efeito junto com a Universidade Federal e todos os parceiros que a gente tem, pode fazer muita diferença no negócio do micro e pequeno empreendedor. […] Após esse momento que ainda não se encerrou de Covid, muitas empresas precisam dessa assessoria, desse trabalho de criar, de refazer o seu projeto de empresa, incubar ideias e daí pra frente. E a universidade é um berço de conhecimento que pode ajudar muito nisso.

Inscrições

Para se inscrever na modalidade Pré-Incubação, o interessado deve preencher o formulário de eletrônico disponibilizado no site cei.ufg.br, até às 17h do dia 22 de abril. É cobrada uma taxa de inscrição no processo seletivo de R$ 50,00. Já a modalidade Incubação tem taxa de inscrição de R$ 105,00 e deve ser realizada no mesmo site.

Para dúvidas e informações adicionais, a UFG disponibiliza o e-mail [email protected]. As inscrições estão abertas desde 28 de março e se encerram em 22 de abril

Confira a entrevista completa:

Leia mais: