Para alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, vão iluminar pontos turísticos em várias cidades e distribuir panfletos explicativos no movimento chamado “Novembro Azul”. O tema da campanha – Um Toque, um Drible – pretende conscientizar os homens sobre a necessidade de se submeter a exames preventivos.

Para falar um pouco sobre a campanha e a prevenção ao câncer de próstata, a Rádio 730 conversou com o médico urologista, Dr. Antônio de Moraes Júnior. Ouça a entrevista!

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Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que, em 2012, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata está na segunda posição no ranking das doenças mais comuns entre o sexo masculino, atrás apenas do câncer de pele.

Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, 47% dos brasileiros entrevistados nunca fizeram exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata, engrossando o número de possíveis acometidos pela doença, que atinge todos os anos, somente no Brasil, cerca de 60 mil homens.

O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que em sua estimativa 2012/2013 apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. Pesquisa realizada pelo Datafolha para a SBU, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame.

De acordo com o presidente da SBU, Aguinaldo Nardi, cerca de 30% dos pacientes do SUS são diagnosticados com câncer de próstata já avançado. Se forem descobertos no início, 90% dos casos são curáveis.

Fonte: Com informações da SBU