*Com informações do repórter Jerônimo Junio O Hospital Materno Infantil (HMI) realiza até o dia 18 de novembro a Semana da Prematuridade, em alusão à data mundial de sensibilização, que é na quinta (17). A diretora técnica da unidade, Sara Gardênia, fala sobre o objetivo da campanha.
“É sensibilizar as pessoas na questão da prematuridade; não só a equipe que trabalha na prematuridade, mas também a população, para a importância de um pré-natal bem feito. A estatística mundial é de que a cada dez pessoas que nascem, uma delas é prematura. Em nosso hospital, temos uma realidade diferente. Tivemos uma média de 40% a 45% de prematuros, que é muito acima da média mundial”, ressalta.
O ciclo completo de uma gestação dura de 37 a 42 semanas, e considera-se prematuridade situações em que o bebê nasce antes da 37ª semana. Sara Gardênia relata os riscos que a criança corre quando nasce antes deste período.
“Quanto mais prematura, maior o risco de desenvolver complicações oftalmológicas, neurológicas, pulmonares, metabólicas, ou até mesmo nenhum risco. Se a criança tiver um bom peso, embora seja prematura e que tenha uma boa assistência no período logo depois do seu nascimento”, afirma.
Outro fator a ser considerado é a idade da gestante. A diretora relata que a faixa etária elevada não traz necessariamente risco ao bebê, mas sempre está ligada a uma gestação perigosa até mesmo para a própria mulher. Isabela Gomes Mendes é da cidade de Mineiros, a 400 km da capital, no sudoeste do estado. Ela acompanha o tratamento do bebê no HMI há três meses, que nasceu prematuro.
“Fico com medo, porque já tive outros abortos e ele veio prematuro. Neste caso os médicos não dão 100% de chance, eles falam que vai tratar. Vai depender do neném, se vai aceitar e reagir bem. Só com o tempo mesmo. Faz três meses que estou aqui nessa luta. Estamos perto de ir embora, graças a Deus, mas não é fácil”, descreve.
No dia 17 de novembro, o HMI realizará uma caminhada na capital para conscientização da prematuridade e discutirá temas que envolvem o nascimento precoce de crianças.