A Universidade de Brasília (UnB) publicou quatro editais de extensão para esse ano. As inscrições de propostas vão até 2 de fevereiro. Ao todo, serão mais de 800 bolsas de extensão.

Os editais são do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), da Rede de Polos de Extensão (Repe), das Casas Universitárias de Cultura (CUC) e Licenciaturas em Ação (LEA), em parceria com o DEG.

O Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) vai conceder até 560 bolsas para fomentar a participação de estudantes em Projetos de Extensão de Ação Contínua (Peac), contemplando até 280 projetos.

A novidade para a Rede de Polos de Extensão da UnB (Repe) é que o edital será único, consolidando a perspectiva de Rede. Serão 150 bolsas de extensão para 75 projetos com atividades desenvolvidas no Recanto das Emas, Cidade Estrutural, Paranoá/Itapoã, território Kalunga e Chapada dos Veadeiros. Os projetos selecionados vão atuar nos Polos de Extensão das respectivas áreas.

Já o Programa Casas Universitárias de Cultura 2023 (CUC) vai selecionar projetos de extensão em diversas áreas para atuar na Casa da Cultura da América Latina (CAL), na Casa Niemeyer e no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo). O objetivo é oferecer cursos, seminários, residências, exposições, apresentações e eventos artísticos e culturais à comunidade. Serão concedidas até 48 bolsas de extensão.

Em parceria com o Decanato de Ensino de Graduação (DEG), o DEX também vai publicar o edital Licenciaturas em Ação (LEA), que vai oferecer no mínimo 100 bolsas para ações relacionadas à educação básica no Distrito Federal.

“Estamos tentando estimular mais através do Edital a comunicação ativa dos projetos e a participação deles em atividades de extensão promovidas pelo DEX ao longo do ano. Queremos que os projetos sejam ainda mais parceiros das atividades promovidas diretamente pelo Decanato”, diz Alexandre Pilati, diretor técnico de Extensão.

Extensionistas

A carga horária docente para a extensão não pode ser superior a 48 horas mensais. É necessário ter discente de graduação na equipe, e sua carga horária não pode ser superior a 15h.

Caso o projeto não tenha bolsas de extensão, os estudantes devem ser cadastrados na área dos membros de equipe, como voluntários ou outras funções disponíveis.

No caso dos projetos com bolsas de extensão, os estudantes devem ser cadastrados na área do plano de trabalho e/ou na área de equipe. Os bolsistas podem ser cadastrados apenas na área de plano de trabalho, enquanto os voluntários, em qualquer uma das duas, ou em ambas.

As submissões dos projetos são feitas somente no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

*Com informações da Secom UnB

Leia mais: