O presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, determinou a suspensão da filiação do prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, depois da divulgação de vídeo, gravado por ele próprio, em que defende “eliminar” o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A direção considerou os “atos antidemocráticos” nas ruas e rodovias do país para punir o prefeito preventivamente.

“A extrema gravidade da manifestação pública de um prefeito eleito – que tem o poder-dever de acionar forças policias para conter atos dessa natureza – e a urgência da medida que não pode aguardar reunião da Comissão Executiva Nacional Instituidora, decido por suspender a filiação de Naçoitan Leite, ad referendun da Comissão Executiva Nacional Instituidora (a quem incumbirá ratificar esta decisão em caráter cautelar, por 3/5 (três quintos) de seus membro”, define a nota oficial divulgada pelo partido.

A suspensão de Naçoitan já passa a valer, mas deverá ser confirmada em deliberação da Comissão Executiva Nacional Instituidora, o que abre possibilidade para que a medida adotada por Luciano Bivar seja revertida. Naçoitan Leite tem prazo até esta sexta-feira (04) para apresentar defesa.

Conteúdo

No vídeo, o prefeito de Iporá disse que “até a nossa liberdade está em jogo também. Nós temos que eliminar o Alexandre de Moraes e o Lula. Dois homens estão acabando com o Brasil”.

Guerra

Afirmou ainda que “vai virar uma guerra civil por causa de dois homens. Então, vamos arregaçar as mangas. Ou é agora, ou vamos virar a Venezuela. Ou pior que a Venezuela, porque o presidente da Argentina já está morando no Brasil”.

Realidade

O vice-presidente e senador eleito General Hamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou em entrevista ao jornal O Globo que não existe a possibilidade de fraude nas eleições e se posicionou contra a manifestação de apoiadores do Bolsonaro que fecham estradas em todo o Brasil.

Jogo e regras

Mourão disse que “não há o que reclamar” sobre a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que manifestantes bolsonaristas devem “baixar a bola”. “Nós concordamos em participar de um jogo em que o outro jogador (Lula) não deveria estar jogando. Mas, se a gente concordou, não há mais do que reclamar. A partir daí, não adianta mais chorar, nós perdemos o jogo”, reconheceu o vice-presidente.

Momento

“Deveria ter sido realizado quando o jogador que não deveria jogar foi (autorizado a jogar)”, disse Mourão sobre as manifestações que reclamam da recuperação os direitos políticos por Lula. “Ali, deveriam ter ido para a rua, buzina. Mas não fizeram. Existem 58 milhões de pessoas inconformadas, mas aceitaram participar do jogo. Então, tem que baixar a bola”, disse o vice.

Começou!

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), indicado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para coordenar a transição de governo, vai se reunir às 14h desta quinta-feira (3) com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, no Palácio do Planalto.

Participantes

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloizio Mercadante, que também fazem parte da equipe de transição, vão participar da conversa com o chefe da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro (PL).

Retorno

Essa será a primeira vez que os dois líderes petistas voltam ao Palácio do Planalto desde o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016. Ambos foram ministros do governo da petista.

Equipe

O ainda deputado federal Major Vitor Hugo, ex-candidato ao governo de Goiás, é cotado para assumir secretaria no governo do ex-ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, eleito governador de São Paulo.